Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19781
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camilabanhattosouzasssismoreira.pdf451.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Podcast e crime real: recursos do Jornalismo narrativo sonoro em Pico dos Marins - O Caso do escoteiro Marco Aurélio
Autor(es): Moreira, Camila Banhatto Souza Assis
Primeiro Orientador: Malerba, João Paulo Carrera
Membro da banca: Americano, Alvaro Eduardo Trigueiro
Membro da banca: Silva, Luana Viana e
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação acerca dos elementos técnicos e narrativos do podcast de crime real Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio, pelas lentes do Jornalismo Narrativo Sonoro. O objetivo principal é analisar como as técnicas de storytelling e os elementos da linguagem radiofônica são utilizados para construir uma narrativa imersiva e emocionalmente envolvente nas produções do gênero True Crime. A partir da adoção da abordagem metodológica baseada na Análise Crítica da Narrativa, voltada especificamente para o podcasting, buscamos explorar a adaptação do áudio às plataformas digitais, com base nos estudos da narrativa de Luiz Gonzaga Motta (2013) e na aplicação sugerida pela pesquisadora Luana Viana (2022). A análise concentra-se em todos os 10 episódios do podcast, considerando sua estrutura narrativa e sonora, além de abordar a condução da história pelo narrador. Conclui-se que o podcast não apenas reaviva um caso antigo, mas também proporciona uma conexão emocional com o ouvinte, utilizando o suspense e os dilemas morais como ferramenta de engajamento. O estudo demonstra que, ao integrar recursos sonoros às narrativas, o podcast potencializa a experiência auditiva, tornando o ouvinte parte da história.
Abstract: Este trabalho apresenta uma investigação acerca dos elementos técnicos e narrativos do podcast de crime real Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio, pelas lentes do Jornalismo Narrativo Sonoro. O objetivo principal é analisar como as técnicas de storytelling e os elementos da linguagem radiofônica são utilizados para construir uma narrativa imersiva e emocionalmente envolvente nas produções do gênero True Crime. A partir da adoção da abordagem metodológica baseada na Análise Crítica da Narrativa, voltada especificamente para o podcasting, buscamos explorar a adaptação do áudio às plataformas digitais, com base nos estudos da narrativa de Luiz Gonzaga Motta (2013) e na aplicação sugerida pela pesquisadora Luana Viana (2022). A análise concentra-se em todos os 10 episódios do podcast, considerando sua estrutura narrativa e sonora, além de abordar a condução da história pelo narrador. Conclui-se que o podcast não apenas reaviva um caso antigo, mas também proporciona uma conexão emocional com o ouvinte, utilizando o suspense e os dilemas morais como ferramenta de engajamento. O estudo demonstra que, ao integrar recursos sonoros às narrativas, o podcast potencializa a experiência auditiva, tornando o ouvinte parte da história.
Palavras-chave: True Crime
Jornalismo
Narrativa
Imersão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19781
Data do documento: 3-Out-2024
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons