https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1978
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
camilavieirarabello.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa Junior, Ilaim | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792268P6 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bolite Frant, Janete | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721264P5 | pt_BR |
dc.creator | Rabello, Camila Vieira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4431202Y1 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T16:20:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-04 | - |
dc.date.available | 2016-07-13T16:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1978 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to develop a teaching methodology focused on virtual environments like e-mails, chats and forums to study mathematics. The activities used for this study are characterized for being composed by problem- situations oriented by theoretical assumptions. The aim is stimulate the production of student`s meaning in class. Mathematics structure underlying to problem-situations links the development of the functions of the 1st degree. The elaboration process had as focus the production of a prototype of a new teaching methodology which analyze of its potentiality was done through a field research in order to investigate the use of a dayby- day digital tools by the meanings produced by people involved in this research to do the tasks given. The research is characterized as a qualitative investigation, and the data collection was done by the virtual submission of a 1st Biomedicine students` group of a private college in Vilhena, Rondonia. The reading of the meaning production of these students was developed having as reference the semantic field`s model. The educational product elaborated from this work is the proposal of a new teaching methodology that can be used not only in Superior Education, but also in elementary and high school`s education. And besides, it can be used as prototype for the elaboration of new teaching methodologies that has virtual environments as a work tool and students are daily in touch. | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de ensino voltada para o uso de ambientes virtuais como emails, chats e fóruns de discussão no estudo de matemática. As tarefas utilizadas para esse estudo se caracterizam por se constituírem em situações-problema, orientadas por pressupostos teóricos, com o objetivo de estimular a produção de significados de estudantes em sala de aula. A estrutura matemática subjacente à situação-problema aborda o desenvolvimento de funções do 1º grau. O processo de elaboração teve como foco a produção de um protótipo de uma metodologia de ensino cuja análise de sua potencialidade se deu através de uma pesquisa de campo com a finalidade de investigar a utilização das ferramentas digitais do dia-a-dia através dos significados produzidos pelos sujeitos de pesquisa para as tarefas propostas. A pesquisa caracteriza-se por uma investigação qualitativa, e a coleta de dados foi feita a partir da submissão virtual das tarefas a um grupo de alunos do 1º período do curso de Biomedicina de uma faculdade particular, em Vilhena, Rondônia. A leitura da produção de significados desses alunos foi desenvolvida tomando como referência o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional elaborado a partir desse trabalho é a proposta de uma metodologia de ensino que pode ser utilizada não só nas salas de aula do ensino superior, como também do ensino fundamental e do ensino médio. E que, além disso, pode servir como protótipo para a elaboração de novas metodologias de ensino que têm como suporte os ambientes virtuais pelos quais os alunos já estão habituados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Produção de significados | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technology | pt_BR |
dc.subject | Digital tools | pt_BR |
dc.subject | Meaning Production | pt_BR |
dc.subject | Educational product | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.