Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19793
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renansilvaduarte.pdfPDF/A10 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Poética da tira – uma análise da construção ficcional da tira a partir de seu formato
Author: Duarte, Renan Silva
First Advisor: Silva, Anderson Pires da
Referee Member: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Oliveira, Edmon Neto de
Referee Member: Ramos, Paulo Eduardo
Referee Member: Chinen, Nobuyoshi
Resumo: Este trabalho busca pensar uma poética da tira, observando, principalmente, como a construção de seu mundo ficcional se dá através de procedimentos que são únicos de seu formato sintético. Nesse sentido, nossa reflexão sobre a poética da tira é, também, uma reflexão sobre a poética de seu formato, visto que seu caráter sucinto e breve se torna um aspecto central e potencializador dos recursos da tira. Para a análise, considerou-se como poética uma reflexão que não seja prescritiva sobre as obras, mas uma forma de compreender-se o modo como a tira articula seus elementos a fim de construir o seu universo narrativo, a partir da observação de obras singulares. Selecionamos, então, tiras, de gêneros diferentes, de forma aleatória, em grande parte publicadas em série, e observamos como a composição de seus universos ficcionais se dão a partir da brevidade demandada pelo formato. Objetiva-se, assim, contribuir para o campo dos estudos sobre quadrinhos com a formulação de ferramentas de crítica que sejam capazes de lidar com os seus mais variados gêneros, considerando como elemento comum as características únicas do formato e o modo como cada obra se utiliza desses elementos. Para a delimitação do conceito de poética, partindo da Arte Poética de Aristóteles, a pesquisa se baseou nas formulações de Ducrot e Todorov (2001), junto, ainda, às reflexões de Meschonnic (1983) e Ricœur (2023) sobre as implicações e dificuldades de se pensar uma poética para as obras. Buscou-se, em seguida, a partir dos estudos de Ramos (2017), discutir sobre os conceitos de tira e suas distinções, enfoques e eventuais fragilidades. Estabelecidos os conceitos de poética e de tira, a pesquisa procurou, então, desenvolver sobre como o formato e a repetição são elementos fundamentais para a construção de seu universo narrativo, baseandose, inicialmente, nos ensaios de Eco (1970) e de Leite (1995) sobre Peanuts, de Charles Schulz, e Krazy Kat, de George Herriman, respectivamente. As reflexões desses autores foram expandidas para além dessas séries, pois acreditamos que seus escritos nos fornecem elementos que são reveladores de características das tiras em geral. A partir disso, discutimos sobre a relação da tira com os produtos da cultura de massa e sobre quais procedimentos são compartilhados entre eles, e, assim, apresentamos o conceito de instante da tira a partir das análises de Eco (2005) sobre a cultura de massa. Nesse sentido, o instante da tira, em síntese, é o momento narrativo familiar ao leitor, em que ele retorna ao universo ficcional pelo reconhecimento. Ao final, observamos, também, as relações entre a tira e as narrativas breves, como o conto e o microconto, considerando autores como Cortázar (2019) e Zavala (2006). Assim, percebemos que as tiras encontram, na forma limitante, sua maior potência, devido ao seu caráter profundamente sintético, de modo que demande investimento total da narrativa da tira em seu instante. Contribuem, ainda, para o trabalho, escritos de autores do campo dos estudos sobre quadrinhos como Beaty (2012), Cirne (1970), García (2012), Groensteen (2015), Harvey (1998), Hatfield (2010), Rodrigues (2021), entre outros.
Abstract: This work aims to explore a poetics of the comic strip, observing, primarily, how the construction of its fictional world occurs through procedures that are unique to its synthetic format. In this sense, our reflection on the poetics of the comic strip is also a reflection on the poetics of its format, given that its succinct and brief nature becomes a central and empowering aspect of the comic strip's resources. For the analysis, poetics was considered a reflection that is not prescriptive about the works, but rather a way of understanding how the comic strip articulates its elements to construct its narrative universe, based on the observation of singular works. We then randomly selected comic strips, from different genres, mostly published in series, and observed how the composition of their fictional universes arises from the brevity demanded by the format. This study thus aims to contribute to the field of comics studies by developing critical tools capable of addressing its diverse genres, considering as a common element the unique characteristics of the format and the way each work draws on these elements. To delimit the concept of poetics, based on Aristotle's Poetics, the research was built upon the formulations of Ducrot and Todorov (2001), in conjunction with the reflections of Meschonnic (1983) and Ricœur (2023) on the implications and difficulties of thinking about a poetics for works. Subsequently, this study, following the studies of Ramos (2017), sought to discuss the concepts of comic strip and their distinctions, approaches and possible weaknesses. Having established the concepts of poetics and the comic strip, the research then attempted to develop how format and repetition are fundamental elements in the construction of its narrative universe, initially drawing on essays by Eco (1970) and Leite (1995) on Charles Schulz's Peanuts and George Herriman's Krazy Kat, respectively. These authors' reflections were expanded beyond these series, as we believe that their writings offer insights into characteristics that are broadly representative of comic strips in general. Following this, we discuss the relationship between the comic strip and the products of mass culture, as well as the procedures that are commonly shared between them. Thus, we present the concept of the comic strip's instant, based on Eco's (2005) analyses of mass culture. In this sense, the moment depicted in the comic strip, in summary, is the narrative moment familiar to the reader, in which they return to the fictional universe through recognition. Towards the end, we further examined the relationships between the comic strip and short narratives, such as the short story and the micro-story, particularly drawing on the work of Cortázar (2019) e Zavala (2006). As a result, it was observed that the comic strips find their greatest potency in their limiting form, due to their profoundly synthetic nature, which demands total investment from the strip's narrative at any given moment. Also contributing to this study are the writings of scholars in the field of comics studies such as Beaty (2012), Cirne (1970), García (2012), Groensteen (2015), Harvey (1998), Hatfield (2010), Rodrigues (2021), among others.
Keywords: História em quadrinhos
Tira
Poética
Literatura
Comics studies
Comics
Comic strip
Poetics
Literature
Comics studies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19793
Issue Date: 30-Sep-2025
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons