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Clase: Tese
Título : Griotagens em educação: culturas, saberes e imaginário afro-brasileiro
Autor(es): Silva, Jussara Alves da
Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Bezerra, Carolina dos Santos
Miembros Examinadores: Cruz, Willian José da
Miembros Examinadores: Castro, Giovana de Carvalho
Miembros Examinadores: Evaristo, Maria Luiza Igino
Resumo: A tese Griotagens em educação: culturas, saberes e imaginário afro-brasileiro buscou compreender as griotagens como práxicas formativas na educação para e nas relações étnico-raciais. O objetivo central foi investigar como narrativas, cantos, danças, jogos e escrevivências, inspirados nos valores civilizatórios afro-brasileiros, podem se tornar metodologias afroperspectivadas na formação docente. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de afrocentricidade, ubuntu e sagacidade africana, articulados às contribuições de pensadores africanos e afro-diaspóricos como Molefi Asante, Henry Odera Oruka, Mogobe Ramose, John Mbiti, Sueli Carneiro e Nilma Lino Gomes. A metodologia foi construída a partir da Pesquisa Crítica de Colaboração e das escrevivências, entendidas como registros de experiências e de memórias ancestrais. Os resultados apontam que as griotagens fortalecem identidades, promovem práticas pedagógicas críticas e afetuosas, e possibilitam uma cosmopercepção africana de mundo, ao mesmo tempo em que enfrentam o epistemicídio que persiste nos currículos eurocentrados. Esta tese contribui para o campo da educação ao propor a sistematização das griotagens como práxicas pedagógicas afroperspectivadas, capazes de inspirar professores e professoras a construírem processos formativos mais inclusivos, pluriversais e comprometidos com uma educação antirracista.
Resumen : The thesis Griotagens in Education: Cultures, Knowledge, and Afro-Brazilian Imagination aimed to understand griotagens as formative practices in education for and within ethnic-racial relations. The central objective was to investigate how narratives, songs, dances, games, and escrevivências inspired by Afro-Brazilian civilizational values can become afroperspectivist methodologies in teacher education. The research is grounded in the concepts of Afrocentricity, Ubuntu, and African Sagacity, articulated with the contributions of African and Afro-diasporic thinkers such as Molefi Asante, Henry Odera Oruka, Mogobe Ramose, John Mbiti, Sueli Carneiro, and Nilma Lino Gomes. The methodology was built upon Critical Collaborative Research and escrevivências, understood as records of experiences and ancestral memories. The results indicate that griotagens strengthen identities, foster critical and caring pedagogical practices, and enable an African cosmoperception of the world, while at the same time confronting the epistemicide that persists in Eurocentric curricula. This thesis contributes to the field of education by proposing the systematization of griotagens as afroperspectivist pedagogical practices capable of inspiring teachers to build more inclusive, pluriversal, and antiracist educational processes.
Palabras clave : Afroperspectiva
Educação afroperspectivada
Griotagens
Epistemologia africana
Formação docente
Afroperspective
Afroperspectivist education
African epistemology
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19795
Fecha de publicación : 29-sep-2025
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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