Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19795
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jussaraalvesdasilva.pdfPDF/A4.49 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Carolina dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1222694716511355pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Willian José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8933165256939711pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Giovana de Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3966918730776059pt_BR
dc.contributor.referee4Evaristo, Maria Luiza Igino-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2324489192652487pt_BR
dc.creatorSilva, Jussara Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295905363364416pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T12:25:44Z-
dc.date.available2025-11-17-
dc.date.available2025-11-17T12:25:44Z-
dc.date.issued2025-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19795-
dc.description.abstractThe thesis Griotagens in Education: Cultures, Knowledge, and Afro-Brazilian Imagination aimed to understand griotagens as formative practices in education for and within ethnic-racial relations. The central objective was to investigate how narratives, songs, dances, games, and escrevivências inspired by Afro-Brazilian civilizational values can become afroperspectivist methodologies in teacher education. The research is grounded in the concepts of Afrocentricity, Ubuntu, and African Sagacity, articulated with the contributions of African and Afro-diasporic thinkers such as Molefi Asante, Henry Odera Oruka, Mogobe Ramose, John Mbiti, Sueli Carneiro, and Nilma Lino Gomes. The methodology was built upon Critical Collaborative Research and escrevivências, understood as records of experiences and ancestral memories. The results indicate that griotagens strengthen identities, foster critical and caring pedagogical practices, and enable an African cosmoperception of the world, while at the same time confronting the epistemicide that persists in Eurocentric curricula. This thesis contributes to the field of education by proposing the systematization of griotagens as afroperspectivist pedagogical practices capable of inspiring teachers to build more inclusive, pluriversal, and antiracist educational processes.pt_BR
dc.description.resumoA tese Griotagens em educação: culturas, saberes e imaginário afro-brasileiro buscou compreender as griotagens como práxicas formativas na educação para e nas relações étnico-raciais. O objetivo central foi investigar como narrativas, cantos, danças, jogos e escrevivências, inspirados nos valores civilizatórios afro-brasileiros, podem se tornar metodologias afroperspectivadas na formação docente. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de afrocentricidade, ubuntu e sagacidade africana, articulados às contribuições de pensadores africanos e afro-diaspóricos como Molefi Asante, Henry Odera Oruka, Mogobe Ramose, John Mbiti, Sueli Carneiro e Nilma Lino Gomes. A metodologia foi construída a partir da Pesquisa Crítica de Colaboração e das escrevivências, entendidas como registros de experiências e de memórias ancestrais. Os resultados apontam que as griotagens fortalecem identidades, promovem práticas pedagógicas críticas e afetuosas, e possibilitam uma cosmopercepção africana de mundo, ao mesmo tempo em que enfrentam o epistemicídio que persiste nos currículos eurocentrados. Esta tese contribui para o campo da educação ao propor a sistematização das griotagens como práxicas pedagógicas afroperspectivadas, capazes de inspirar professores e professoras a construírem processos formativos mais inclusivos, pluriversais e comprometidos com uma educação antirracista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfroperspectivapt_BR
dc.subjectEducação afroperspectivadapt_BR
dc.subjectGriotagenspt_BR
dc.subjectEpistemologia africanapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAfroperspectivept_BR
dc.subjectAfroperspectivist educationpt_BR
dc.subjectAfrican epistemologypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGriotagens em educação: culturas, saberes e imaginário afro-brasileiropt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons