Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19796
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
octaviosilveriodesouzavieiraneto.pdfPDF/A16.1 MBAdobe PDFView/Open
Type: Tese
Title: Entre o passado e o futuro da educação: ser docente e os processos de ciberformação nas docências universitárias contemporâneas
Author: Vieira Neto, Octavio Silvério de Souza
First Advisor: Bruno, Adriana Rocha
Referee Member: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Referee Member: Ferrari, Anderson
Referee Member: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Referee Member: Amante, Lúcia da Graça Cruz Domingues
Resumo: A presente investigação filosófico-científica, realizada entre os anos de 2019 e 2025 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), teve como objetivo problematizar: o que constitui o ser docente em meio aos processos de ciberformação nas docências contemporâneas? A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem multirreferencial (Ardoino, 2005), adotou a arqueogenealogia (Foucault, 2008; Nietzsche, 1998) articulada à metodologia da conversa (Ribeiro; Souza; Sampaio, 2018) como enfoque metodológico, produzindo uma ontologia do presente do ser docente. Buscando-se Unidades Enunciativas do Discurso Docente (UEDD), os dados foram produzidos no campo por meio de conversas online com vinte e nove (29) Informantes Qualificados (IQ) e um (1) Informante Qualificado Pesquisador (IQP), professoras e professores atuantes no ensino superior, em cursos de licenciatura, distribuídos em quatro continentes: América, África, Europa e Ásia. A realização da Análise Sistemática das Conversas (ASC), utilizando-se o software de análise estatística textual IRAMUTEQ, produziu as Unidades Categoriais de Análise (UCA), a saber, Intersubjetividade, Ciberformatividade e Virtualidade que foram entrecruzadas com o referencial teórico da pesquisa, seccionado em 3 (três) enfoques teóricos: (1) o filosófico-científico composto por Agamben (2009), Ardoino (2005), Arendt (2016; 2019), Bauman (2007; 2017), Deleuze (1992; 1998), Deleuze e Guattarri (1995), Foucault (1979; 2006b; 2008), Freire (1996; 2019), Han (2017; 2019; 2022; 2023), Heidegger (1996; 1998; 2012; 2015), Henrich (2018), hooks (2013), Hui (2020), Lévy (1996; 1999), Nietzsche (1995; 1998; 2017), Zuboff (2020); (2) o filosófico-educacional composto por Bruno (2007; 2011; 2021), Gallo (2010; 2021; 2022), Mattos (2023), Pesce (2022), Quintiliano (2012; 2018; 2021), Ribeiro, Souza e Sampaio (2018) Santos (1988; 2005; 2020), Santos (2005; 2015; 2019), Vieira Neto (2011; 2013; 2023; 2024; 2025); e o (3) tecnológico-comunicacional composto por Barbosa (2020), Chartier (2020), Lemos (2008; 2020), Santaella (2003; 2010), entre outros. A partir da aplicação da Análise Sistemática das Unidades Categoriais (ASUC), foi possível evidenciar que: (1) a constituição do ser docente ocorre por meio de processos de conhecimento de si e cuidado de si, inscritos em dinâmicas intersubjetivas próprias das docências universitárias; (2) as dinâmicas de ciberformatividade — de natureza ética, estética e inventiva — potencializam tanto o desenvolvimento de uma consciência tecnológica crítica quanto o movimento de “tornar-se o que se é”, no exercício formativo de ser docente em meio aos processos de ciberformação; e (3) a virtualidade atua como instância de atualização do ser docente, favorecendo práticas de resistência a dispositivos de controle, vigilância e assujeitamento, e promovendo sua emancipação em direção a uma vida estética, ética e política na cibercultura. Conclui-se que a ontologia do presente do ser docente — pensada enquanto estética da existência — configura-se como uma dimensão formativa e processual que se desenvolve na articulação entre intersubjetividade e ciberformatividade. Tal constituição ocorre sob uma perspectiva ética, estética e política, em diálogo permanente com o virtual, possibilitando ao docente experienciar sua própria historicidade como expressão de seu percursos experiencial efetivo, resultado de sua história efetiva na esfera social cibercultural.
Abstract: This philosophical-scientific research, conducted between 2019 and 2025 in the PosGraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) and funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), aimed to address the following question: what constitutes being a teacher amid the processes of cyberformation in contemporary teaching? The research, qualitative in nature and using a multi-referential approach (Ardoino, 2005), adopted archeogenealogy (Foucault, 2008; Nietzsche, 1998) articulated with the methodology of conversation (Ribeiro; Souza; Sampaio, 2018) as its methodological focus, producing an ontology of the present of being a teacher. Seeking Enunciative Units of Teaching Discourse (EUTD), the data were produced in the field through online conversations with twenty-nine (29) Qualified Informants (IQ) and one (1) Qualified Research Informant (IQP), teachers working in higher education, in undergraduate courses, distributed across four continents: America, Africa, Europe, and Asia. The Systematic Conversation Analysis (SCA), using the IRAMUTEQ textual statistical analysis software, produced the Categorical Analysis Units (CAU), namely, Intersubjectivity, Cyberformativity, and Virtuality, which were cross-referenced with the theoretical framework of the research, divided into three theoretical approaches: (1) the philosophical-scientific approach composed of Agamben (2009), Ardoino (2005), Arendt (2016; 2019), Bauman (2007; 2017), Deleuze (1992; 1998), Deleuze and Guattari (1995), Foucault (1979; 2006b; 2008), Freire (1996; 2019), Han (2017; 2019; 2022; 2023), Heidegger (1996; 1998; 2012; 2015), Henrich (2018), hooks (2013), Hui (2020), Lévy (1996; 1999), Nietzsche (1995; 1998; 2017), Zuboff (2020); (2) the philosophical-educational approach comprising Bruno (2007; 2011; 2021), Gallo (2010; 2021; 2022), Mattos (2023), Pesce (2022), Quintilian (2012; 2018; 2021), Ribeiro, Souza, and Sampaio (2018) Santos (1988; 2005; 2020), Santos (2005; 2015; 2019), Vieira Neto (2011; 2013; 2023; 2024; 2025); and (3) technologicalcommunicational, comprising Barbosa (2020), Chartier (2020), Lemos (2008; 2020), Santaella (2003; 2010), among others. Based on the application of Systematic Analysis of Categorical Units (SACU), it was possible to highlight that: (1) the constitution of the being a teacher occurs through processes of self-knowledge and self-care, inscribed in the intersubjective dynamics specific to university teaching; (2) the dynamics of cyberformativity - of an ethical, aesthetic, and inventive nature - enhance both the development of critical technological awareness and the movement of “becoming what one is” in the formative exercise of being a teacher amid cyberformation processes; and (3) virtuality acts as an instance of updating the being a teacher, favoring practices of resistance to devices of control, surveillance, and subjugation, and promoting its emancipation toward an aesthetic, ethical, and political life in cyberculture. It is concluded that the ontology of the present of the being a teacher - thought of as an aesthetic of existence - is configured as a formative and procedural dimension that develops in the articulation between intersubjectivity and cyberformativity. This constitution occurs from an ethical, aesthetic, and political perspective, in permanent dialogue with the virtual, enabling teachers to experience their own historicity as an expression of their effective experiential paths, the result of their effective history in the cybercultural social sphere.
Keywords: Ser docente
Intersubjetividade
Ciberformatividade
Virtualidade
Ontologia do presente
Being a teacher
Intersubjectivity
Cyberformativity
Virtuality
Ontology of the present
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19796
Issue Date: 18-Sep-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons