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Tipo: Dissertação
Título: Abrindo portas do programa escola aberta: as vozes dos/as usuários/as no município de Contagem- MG
Autor(es): Souza, Cláudia Marins de
Primeiro Orientador: Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da
Membro da banca: Martins, Andre Silva
Membro da banca: Sousa Junior, Justino de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a ação no campo do esporte e do lazer do Programa Escola Aberta (PEA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir de entrevistas realizadas com seus usuários do município de Contagem (MG). A relevância da pesquisa está na carência de estudos que avaliem as políticas públicas no campo do esporte, do lazer e da educação na perspectiva do público atendido. O PEA é uma política pública que começou a ser implementada em 2004, resultado de discussões sobre os elevados índices de violência entre jovens no Brasil. Assim, o PEA, na esfera federal, articulou parcerias com governos estaduais e municipais com o objetivo de incentivar, no final de semana, a abertura de escolas públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social com pouca oferta de espaços de lazer e cultura. A metodologia da pesquisa envolveu a aplicação de questionários a usuários do PEA do município de Contagem, bem como a análise de seus documentos oficiais. Nossa análise do PEA percebeu as limitações do programa em relação aos seus objetivos centrais. Questionamos se a parceria com um organismo internacional, a UNESCO, o incentivo ao voluntariado e a tentativa de apaziguar conflitos significam ou não um atrelamento do PEA às ações (neo)liberais que têm permeado as políticas públicas nos últimos anos. Os usuários do PEA não possuem participação significativa na gestão e no controle social do programa, ainda mais quando analisamos as decisões relativas ao esporte e ao lazer. Os jovens, grupo foco do PEA, representam apenas 29,70% da faixa etária atendida. Em conclusão, percebemos que o PEA trabalha com um conceito restrito de cidadania que enfatiza ações locais, muitas vezes estimuladoras de consensos, e que estimula a ação do voluntariado. Também concluímos afirmando os limites das ações no campo do esporte e do lazer que se apresentaram ineficazes em relação aos objetivos do programa.
Abstract: This study aimed to analyze the effect of the Programa Escola Aberta (PEA) in the field of sport and leisure. This programe is promoted by the Ministério da Educação (MEC) from Federal Government, in partnership with the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). All the research was based on interviews conducted with those that uses the programe in Contagem/Minas Gerais. This research is relevant due to a lack of studies evaluating the public policies in the field of sport, from the perspective of the targeted beneficiaries. The PEA is a public policy that started to be implemmented in 2004, as a result of discussions about the high levels of violence among the youth in Brazil. Thus, the PEA, in the federal level, articulated partnerships with states and municipal governments to stimulate the opening of public schools, located in problematical social areas with almost none space for leisure and culture, on the weekends.The methodology included questionnaires answered by those who uses PEA in Contagem/Minas Gerais, as well as the analysis of official documents.This analysis allowed to notice the limitations of the program, when related to its central objectives. We questioned if the partnership with the international organization, UNESCO, as well as the incentive to volunteering and the attempt to bring peace to conflicts means a connection between the PEA and the neoliberal ideas, which have been influencing the public policies for the last years.Those who uses the PEA do not have significant participation in the program management or its social control, specially when we analyze those decisions related to sport and leisure.The youth, main group of the PEA, represents only 29,70% of the whole group that the program achieves. In conclusion, we noticed that the PEA works with a narrow concept of citizenship, that emphasizes local actions, which most part of the time stimulates consensus and voluntary actions. We also concluded by stating the limits of all this work focusing in the field of sport and leisure that they are inefficient to the objectives of the program.
Palavras-chave: Programa escola aberta
Políticas públicas
Educação
Esporte e lazer
Programa escola aberta
Public policies
Education
Sport and leisure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2007
Data do documento: 26-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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