https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2020
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
gracielefernandesferreiramattos.pdf | 3.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | As artes de saberfazer em uma escola de educação em tempo integral |
Autor(es): | Mattos, Graciele Fernandes Ferreira |
Orientador: | Marques, Luciana Pacheco |
Miembros Examinadores: | Pérez, Carmen Lúcia Vidal |
Miembros Examinadores: | Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa |
Miembros Examinadores: | Clareto, Sônia Maria |
Miembros Examinadores: | Silva, Léa Stahlschmidt Pinto |
Resumo: | Esta tese de doutorado objetivou desinvisibilizar (SANTOS, 2005) os saberesfazeres tecidos e praticados pelas professoras e pelo professor no cotidiano de uma escola de educação em tempo integral. Para tanto, me assumi como a narradora (BENJAMIN, 1994) das experiências tecidas na Escola Municipal Bom Pastor juntamente com as professoras e o professor durante o ano de 2010, mantendo acesa uma memória comum, partilhada, para que nossa experiência não esteja fadada ao esquecimento. Nesta escritura, os fios tecidos narraram o mergulho (ALVES, 2001) que fiz no cotidiano escolar, visualizando-o enquanto tempoespaço de criação de conhecimentos, de saberesfazeres diferenciados e legítimos, táticas praticadas pelos sujeitos ordinários como possibilidades de não somente repetição e reprodução, mas também como invenção, criação e transformação (CERTEAU, 1994). Em fios que teceram a escritura foquei o mergulho na realidade escolar pensadasentida e, principalmente, minhas primeiras (in)compreensões acerca dos saberesfazeres em uma escola de educação em tempo integral. Nas Sequências de gestos foi feita uma reflexão do Programa Escola de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Juiz de Fora implantado no ano de 2006, acompanhada da experiência coletiva tecida no grupo de pesquisa e extensão Tempos na Escola. Também foquei a centralidade da discussão na educação integral que se passa nas instituições escolares e não em outros espaços sociais, propondo uma articulação da educação integral à extensão do tempo de permanência dos dos alunos e das alunas na escola como uma condição para a formação integral com ênfase na integralidade dos praticantes. No texto Espaço, lugar, Escola Municipal Bom Pastor abri o portão da escola, entrei e priorizei a discussão do tempoespaço e da educação em tempo integral praticada nesta rede educativa. Práticas cotidianas foram tecidas por vários fios puxados e tramados na tecedura da rede de saberesfazeres praticada pelas professoras e pelo professor no cotidiano da Escola Municipal Bom Pastor durante o ano de 2010. Tais fios foram nossas artes de saberfazer e de inventar ensinoaprendizagem, alfabetização, atendimentos individualizados, biblioteca itinerante, orientação de estudos, circuito de leitura e avaliação. Nos Saberesfazeres engenhosos, complexos, operativos considerei os saberesfazeres das professoras e do professor como processos fluidos, dinâmicos, mutantes, efêmeros, híbridos, bem como imprevisíveis e interpenetrados por variadas condições e situações cotidianas. No invisível cotidiano, em suas performances, negociações e invenções o que esteve submerso foram seus saberesfazeres a educação em tempo integral. Foram saberesfazeres legítimos e tecidos exclusivamente no contexto e em conformidade com as condições da Escola Municipal Bom Pastor no ano de 2010. E quais saberesfazeres das professoras e do professor foram desinvisibilizados em uma escola de educação em tempo integral? Foram as próprias práticas que as professoras e o professor souberamfizeram. Foram seus gestos, comportamentos, noções, dizeres, sentires. Suas mil e uma táticas, astúcias, maneiras de falar ou caminhar. Tivemos aí seus saberesfazeres. |
Resumen : | This thesis aimed to become visible (SANTOS, 2005) the built and practiced knowingdoings by teachers and professor on daily of the school of full-time education. For this, I assumed myself as a narrator (BENJAMIM, 1994) of built experiences on municipal school Bom Pastor together with the teachers and professor during the year 2010, keeping lit in a common memory shared in order that our experience is not forgotten. At this writing, the yarn building described the diving (ALVES, 2001) done in the school daily seeing as a knowledge creation time-space, as a differentiated and legitimate knowingdoings, tactics practiced by the ordinary subjects as possibilities not only repetition and reproduction but also invention, creation and transformation (CERTEAU, 1994). In yarn that built the writings, I focused the diving in the thinking-feeling school reality and principally in my first (in) comprehensions about the knowing-doings in a school of fulltime education. In the sequences of gestures was done a reflection about school of full-time education program in Juiz de Fora municipal school system deployed in 2006, accompanied for a collective experience built in Times in the school research and extension group. Also was focused the centrality of the discussion on full-time education that happen on school institutions and don’t happen in others social spaces, propounding an articulation between full-time education and time extension of students, male and female as a condition to the comprehensive training with special emphasis on the completeness of the practitioners. In the text Space, Place, Bom Pastor Municipal school, I opened the school entrance gate, came into and gave priority to the discussion about time-space and full-time education practiced in this educative system. Daily Practices were built by several drawn and framed up yarns in the knowing-doings net practiced by teachers and professor in the Bom Pastor Municipal School daily during the year 2010. These yarns were our arts of knowing-doing and dreaming up teaching-learning, literacy, individualized treatment, mobile library, orientation studies, and reading and evaluation circuit. In the ingenious, complex and operating knowing-doings, I considered teachers and professor’s knowing-doings as fluid, dynamic, mutant, ephemeral, hybrid processes as well unpredictable and interpenetrated by varied daily conditions and situations. In the invisible daily, in its performances, negotiations and inventions, which was submerged were their knowing-doings the full-time education. Were knowing-doings legitimate and built exclusively in this context and according to the Bom Pastor Municipal School conditions, in the year 2010. And which teachers and professor’s knowing-doings became visible in a school of full-time education? They were the same practices that teachers and professor knew and did. It was their gestures, behaviors, notions, speaking, and feelings, their one thousand and one tactics, gimmicks, ways of speaking or walking. We could take in there their knowing-doings. |
Palabras clave : | Saberes docentes Educação integral Tempo integral Cotidiano Escola Teaching knowing Full time education Full time Daily School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2020 |
Fecha de publicación : | 30-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.