https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2026
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Explorando as relações entre teoria da mente, linguagem e competência social: um estudo com alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Renata de Lourdes Miguel da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Marisa Cosenza |
Membro da banca: | Pereira-Silva, Nara Liana |
Membro da banca: | Domingues, Simone Ferreira da Silva |
Resumo: | A teoria da mente é uma área de investigação interdisciplinar que se dedica ao estudo da capacidade de predizer e explicar ações próprias e alheias por meio de estados mentais. No âmbito da Psicologia, vêm sendo mais recentemente investigadas as possíveis interfaces entre tal habilidade e aspectos relevantes do desenvolvimento infantil, como a linguagem e o desenvolvimento social. Visando contribuir para uma maior compreensão dessas relações, a presente pesquisa objetivou explorar as possíveis relações entre o desenvolvimento da teoria da mente, a linguagem mentalista e a competência social. De forma complementar, pretendeu-se investigar as possíveis correlações entre as variáveis e diferenças entre os sexos e escolas em alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Juiz de Fora, uma situada numa região mais periférica da cidade – escola 1– e outra em uma área central – escola 2. Participaram 85 crianças, com média de 6,9 anos de idade, sendo 43 alunos da escola 1 e 42 da escola 2. Os participantes foram avaliados individualmente por meio da utilização da escala de tarefas de teoria da mente, um livro com narrativa por imagem - para avaliação da linguagem mentalista - e as escalas SSRS-BR - para avaliar a competência social pela ótica da criança e do professor. Os dados obtidos foram tabulados e analisados quantitativamente. Os resultados indicaram algumas diferenças quanto ao sexo e por escola para as variáveis linguagem e competência social, não sendo encontradas diferenças quanto a estes fatores ao considerar o desempenho nas tarefas de teoria da mente. Quanto às correlações, obtiveram-se associações significativas para teoria da mente e linguagem, teoria da mente e competência social e para linguagem e competência social. Em suma, os dados obtidos indicam que a maioria dos participantes obteve desempenho expressivo nas variáveis mensuradas, sugerindo que as crianças estão desenvolvendo a compreensão dos estados mentais, utilizando-se de uma linguagem mental rica e podendo ser consideradas, em sua maioria, como socialmente competentes. Os resultados obtidos quanto aos fatores sexo e escola fortalecem a relevância das experiências individuais. As associações evidenciadas entre as variáveis mensuradas apontam que teoria da mente, linguagem e competência social apresentam-se como fatores interligados e relacionados à adaptação psicossocial infantil. Espera-se que os resultados contribuam para a pesquisa nacional envolvendo as possíveis interfaces referidas e ofereça subsídios que possam gerar ações promotoras de desenvolvimento sociocognitivo. |
Abstract: | The theory of mind is an interdisciplinary field of research that studies the ability to predict and explain one‘s own, as well as other person‘s actions through mental states. In the context of Psychology, the possible interfaces between this ability and relevant aspects of child development, such as language and social development, have recently been investigated. Aiming to contribute to a greater understanding of these relationships, the present study objective is to explore the possible relationships between the development of theory of mind, mental language and social competence. Additionally, it was also intended to investigate possible correlations between variables and differences by gender, as well as schools in students enrolled in the first year of fundamental education, in two public schools in Juiz de Fora, one located in a more peripheral region of the city - school 1 - and another in a central area - school 2. The study involved 85 children, with a mean age of 83 months-old, with 43 students being from School 1 and 42 from School 2. Participants were individually assessed through the use of the scale of theory of mind tasks, a book with narrative imaging to assess the mentalist language, and SSRS-BR scales to assess social competence from the perspective of the child and the teacher. The collected data was tabulated and analyzed quantitatively. The results indicated some differences by gender and by school for language and social competence variables; no differences were found with regard to these factors when considering performance on theory of mind tasks. As for correlations, we obtained significant associations for theory of mind and language, theory of mind and social competence as well as language and social competence. In summary, our data indicates that most participants obtained significant performance variables measured, suggesting that children are developing an understanding of mental states, using a rich mental language which may be considered mostly as socially competent. The results regarding factors sex and school strengthens the relevance of individual experiences. The associations observed between the measured variables suggest that theory of mind, language, and social competence are presented as interconnected, and factors related to the children's psychosocial adjustment. It is hoped that these findings will contribute to the national research involving the possible interfaces and also offer the subsidies that can generate actions that promote social cognitive development. |
Palavras-chave: | Teoria da mente Linguagem Competência social Ensino fundamental Theory of mind Language Social competence Elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2026 |
Data do documento: | 8-Out-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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