Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2094
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vicentedepaulaferreira.pdf769 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Niilismo e cristianismo em Gianni Vattimo
Autor(es): Ferreira, Vicente de Paula
Primeiro Orientador: Araújo, Paulo Afonso de
Membro da banca: Pires, Frederico Pieper
Membro da banca: Carrara, Paulo Sérgio
Resumo: O niilismo, na perspectiva do pensamento enfraquecido de Gianni Vattimo, é expressão do cristianismo secularizado. Partindo de uma releitura dos filósofos Nietzsche e Heidegger, o autor mostra como o ocidente é terra do declínio do ser. Depois da longa trajetória metafísica, a morte de Deus põe fim à crença nos valores absolutos e abre o tempo da pós-modernidade. Época da pluralidade e propícia para o florescimento da hermenêutica que tem sua proveniência na tradição cristã. A idade da interpretação é possível porque, em suas raízes, encontra-se a inaugural experiência da kênosis de Jesus. Esvaziamento do divino que, na encarnação, aceita os limites do secular para transformar-se em amor sempre relacional. Com isso, a caritas, principal mandamento deixado pelo Cristo, é interpelação inesgotável e critério para qualquer vivência atual do cristianismo. Ao mostrar a íntima relação entre cristianismo e niilismo, Vattimo postula também uma igreja católica já não mais centrada na força dos seus dogmas, mas testemunha do diálogo e da hospitalidade. Algumas questões emergem de tal proposta, a saber: o que seria um cristianismo não religioso? Relativismo ou identidade relativa? Fim da instituição ou uma igreja enfraquecida? É possível crer sem transcendência?
Abstract: Nihilism, in view of Gianni Vattimo’s weak thought, is a secularized expression of christianity. Based upon a reinterpretation of Nietzsche’s and Heidegger’s master works, Vattimo describes how the West became the land of the demise of being. After the long metaphysical journey, the death of God puts an end to the belief in absolute values and inaugurates postmodernity. Time of plurality and conducive to the flourishing of hermeneutics which finds its origin in the christian tradition. The age of interpretation is possible because, in its root, there is the inaugural experience of kenosis of Jesus. Emptying of the divine that, in the incarnation, accepts the limits of the secular in order to turn it into an ever relational love. Accordingly, caritas, the only commandment left by Christ, has become the inexhaustible claim and the formal criteria for any current experience of christianity. By showing the intimate relationship between Christianity and nihilism, Vattimo also advocates a secularized church no longer centered on the strength of their dogmas, but a witness to the dialogue and hospitality. Some questions arise from this proposal, namely: what would a nonreligious christianity be? Relativism or relative identity? End of the institution or the emergence of a weak church? Can one believe without transcendence?
Palavras-chave: Vattimo
Pensamento enfraquecido
Niilismo
Cristianismo
Vattimo
Weak thinking
Nihilism
Christianity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2094
Data do documento: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.