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dc.contributor.advisor1Pereira, Edimilson de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766243Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre da Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Camilla do Valle de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Furtado, Fernando Fabio Fiorese-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794297Z9pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294H3pt_BR
dc.creatorOliveira, Marcos Vinícius Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756060E5pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T15:01:47Z-
dc.date.available2016-07-18-
dc.date.available2016-07-22T15:01:47Z-
dc.date.issued2011-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2120-
dc.description.abstractThis paper aims at studying the works of fiction consisting of 5 volumes called Inferno Provisório by Luiz Ruffato, a Brazilian writer, born in the state of Minas Gerais. In its origins, the author’s project intends to rebuild individual pathways which, together, depict a kind of history of the Brazilian proletariat, excluded from the undertakings aiming at putting the country on the track of what was convenient to be called modernization. The city of Cataguases, in the state of Minas Gerais, is the place where modernism, as literary school, was adjusted as discourse, primarily in terms of ideology, rather than style, being used as baseline of the effort of the industrial elite, which intended to symbolically break with the past imprinted in buildings, which, in turn, represented a city which lived in prosperity, even if for a short period of time, resulting from coffee business. However, on having placed almost the totality of the narratives in Inferno Provisório in Cataguases, the author is believed to have created a topsy-turvy kind of narrative, if compared to official versions. Thus, in the character’s paths, the contradictions of modernization, which proved to be conservative, are plainly evident. Therefore, the study intends to analyze the set of narratives focusing on the manner which literature constructs a dialog between History and Sociology, triggering the tension that toppled down the discourses legitimating the strategies of hegemony and domination, essential to maintain the power established with relationship based on exchanges, favors and mainly exclusion. In addition to such aspects, we also intend to analyze the features in the project which tracked the destiny definition of modernism (its ideology and style) on building Cataguases’s urban profile by identifying divergent and convergent aspects among modernism, modernity and modernization. To ground this study, the theoretical arguments formulated by Walter Benjamin, Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu, Nestor García Canclini, Sérgio Miceli, Ángel Rama and Roberto Schwarz were used.pt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho pretende realizar uma leitura do projeto ficcional composto por cinco volumes e intitulado Inferno provisório, de autoria do escritor mineiro Luiz Ruffato. Na origem, o projeto ruffatiano intenta reconstruir trajetórias individuais que configurem uma espécie de história do proletariado brasileiro, excluído das empreitadas levadas a efeito com o fim de inserir o país nos trilhos do que se convencionou chamar de modernização. No entanto, ao situar quase a totalidade das narrativas de Inferno provisório na cidade mineira de Cataguases (onde a estética do Modernismo foi adaptada mais como discurso, antes ideológico do que estético, sendo utilizado como base do esforço da elite industrial que propunha romper, nos termos de uma apropriação simbólica, com o passadismo impresso nas primeiras edificações, representativas de uma cidade que experimentou por um curto período de tempo a prosperidade advinda dos negócios do café) acreditamos que o autor realizou uma narrativa “a contrapelo” das versões oficiais, fazendo transparecer na trajetória dos seus personagens as contradições de uma modernização que se mostrou conservadora. Portanto, pretendemos estudar no conjunto de narrativas o modo como a Literatura articula um diálogo com a História e a Sociologia, fazendo surgir as tens ões responsáveis por fazer ruir os discursos legitimadores das estratégias de hegemonia e de dominação, fundamentais para a manutenção dos poderes estabelecidos à base de trocas, de favores e, principalmente, da exclusão. Além destes temas, pretendemos analisar o perfil do projeto que orientou a definição dos rumos estéticos e ideológicos do estilo modernista na construção do perfil urbano da cidade de Cataguases, identificando as divergências e convergências entre Modernismo, Modernidade e Modernização. Para tanto, utilizaremos as formulações teóricas de Walter Benjamin, Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu, Nestor García Canclini, Sérgio Miceli, Ángel Rama e Roberto Schwarz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectLuiz Ruffatopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectModernização conservadorapt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectFictionpt_BR
dc.subjectLuiz Ruffatopt_BR
dc.subjectModernismpt_BR
dc.subjectConservative modernizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA ruína e a máscara: as contradições de uma modernização conservadora em inferno provisório, de Luiz Ruffatopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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