https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2128
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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pedrobustamanteteixeira.pdf | 802.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Do samba à bossa nova: uma invenção de Brasil |
Autor(es): | Teixeira, Pedro Bustamante |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Membro da banca: | Faria, Alexandre Graça |
Membro da banca: | Diniz, Júlio Cesar Valladão |
Membro da banca: | Silva, Anderson Pires da |
Resumo: | A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, a pesquisa pretende discutir o nascimento da música popular urbana proveniente da união do samba com o fonógrafo. Procurou-se repensar o percurso da música popular no Brasil, ao longo da primeira metade do século XX e a eclosão do movimento da bossa nova no ano de 1958. Da dificuldade inicial de inserção do samba no ambiente cultural brasileiro à sua consagração como símbolo de nacionalidade, a pesquisa demonstra as transformações do gênero até a modernização definitiva da bossa nova e a participação da música popular na construção de uma identidade brasileira. Os trabalhos de Luiz Tatit, José Miguel Wisnik, Hermano Vianna, Carlos Sandroni, Santuza Cambraia Naves, na área da música e Homi K. Bhabha, Paul Gilroy e Néstor Garcia Canclini, nos estudos pós-coloniais, compõem o referencial teórico dessa pesquisa. |
Abstract: | Through the reading of songs of significance of the samba and the bossa nova styles, in which both literary and musical aspects were observed, this research aims to discuss the birth of the urban popular music from the union of the samba with the phonograph. It tries to rethink the ways taken by the popular music in Brazil, during the first half of the twentieth century, and the emergence of the bossa nova in 1958. From the first difficulties of the inclusion of samba in the Brazilian cultural environment to its recognition as a nationality symbol, the research demonstrates the transformations of the style until the final modernization of bossa nova, and the participation of the popular music in the construction of a Brazilian identity. The theoretical framework of this research includes the works of Luiz Tatit, José Miguel Wisnik, Hermano Vianna, Carlos Sandroni, Santuza Cambraia Naves, in the field of music, and of Homi K. Babha, Paul Gilroy and Néstor Garcia Canclini in the post-colonialist studies. |
Palavras-chave: | Samba Bossa nova Brasil Identidade Música Samba Bossa nova Brazil Identity Music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2128 |
Data do documento: | 1-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
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