Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2148
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabianafatimadiasdesouza.pdf9.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O professor da moda: Arthur Higgins e a educação física no Brasil (1885-1934)
Autor(es): Souza, Fabiana Fátima Dias de
Orientador: Cunha Junior , Carlos Fernando Ferreira da
Miembros Examinadores: Isayama, Hélder Ferreira
Miembros Examinadores: Mourão, Ludmila
Resumo: O campo de estudos da História da Educação Física no Brasil reúne contribuições de interessantes pesquisas que buscam revelar os códigos e os sentidos deste saber no interior da escola brasileira desde o século XIX. O presente trabalho analisa a atuação e a produção teórica de Arthur Higgins, professor e mestre de gymnastica, considerado no final do XIX como o professor da moda. Por meio de um trabalho histórico que tem como fontes documentos escolares, publicações em jornais e os compêndios de Higgins, nosso objetivo é analisar a atuação e a obra de Arthur Higgins de maneira a refletir sobre os objetivos e os sentidos da Educação Física no Brasil durante o final do século XIX e início do XX. Analisamos inicialmente os Jogos Gymnasticos organizados por Arthur Higgins na Praça da República/RJ, uma forma de disseminação de atividades esportivas em nosso país. Em seguida abordamos documentos do Colégio Pedro II relacionados à gymnastica, instituição da qual Higgins foi professor durante quase 40 anos. Por fim analisamos a teoria de Arthur Higgins exposta em seus manuais e compêndios, como o “Compendio de Gymnastica e Jogos Escolares” (1894), o “Manual de gymnastica hygienica” (1902) e o “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga” (1909), que ao ser atualizado passou a se chamar “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga-Brasileiro” (1934).
Resumen : The field of study of the History of Physical Education in Brazil congregates contributions of interesting research that seek to reveal the codes and directions of knowing within the school in Brazil since the nineteenth century. This paper analyzes the performance and theoretical production of Arthur Higgins, a professor and teacher of gymnastics, considered in the end of the nineteenth as professor of the fashion. Through a historical work, which is sourced of school documents, publications in journals and Higgins’s compendium, the objective is to analyze the performance and textbook of Arthur Higgins for reflect about the objectives and directions of Physical Education in Brazil during the late of nineteenth and early twentieth centuries. Initially were analyzed the Gymnastic Games organized by Arthur Higgins in Praça da República/ RJ, a form of dissemination of sports in our country. After that, we explain documents of Colégio Pedro II related to gymnastics, the institution of which Higgins was a teacher during almost 40 years. Finally we analyze the theory of Arthur Higgins exposed in their manuals and compendium, such as “Compendio de Gymnastica e Jogos Escolares” (1894), “Manual de gymnastica hygienica” (1902) and “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga” (1909), which when was updated, was renamed the “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga-Brasileiro” (1934).
Palabras clave : Educação física
Ginástica
Arthur Higgins
História
Physical education
Arthur Higgins
Gymnastics
History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2148
Fecha de publicación : 1-sep-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.