https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2148
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fabianafatimadiasdesouza.pdf | 9.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O professor da moda: Arthur Higgins e a educação física no Brasil (1885-1934) |
Autor(es): | Souza, Fabiana Fátima Dias de |
Orientador: | Cunha Junior , Carlos Fernando Ferreira da |
Miembros Examinadores: | Isayama, Hélder Ferreira |
Miembros Examinadores: | Mourão, Ludmila |
Resumo: | O campo de estudos da História da Educação Física no Brasil reúne contribuições de interessantes pesquisas que buscam revelar os códigos e os sentidos deste saber no interior da escola brasileira desde o século XIX. O presente trabalho analisa a atuação e a produção teórica de Arthur Higgins, professor e mestre de gymnastica, considerado no final do XIX como o professor da moda. Por meio de um trabalho histórico que tem como fontes documentos escolares, publicações em jornais e os compêndios de Higgins, nosso objetivo é analisar a atuação e a obra de Arthur Higgins de maneira a refletir sobre os objetivos e os sentidos da Educação Física no Brasil durante o final do século XIX e início do XX. Analisamos inicialmente os Jogos Gymnasticos organizados por Arthur Higgins na Praça da República/RJ, uma forma de disseminação de atividades esportivas em nosso país. Em seguida abordamos documentos do Colégio Pedro II relacionados à gymnastica, instituição da qual Higgins foi professor durante quase 40 anos. Por fim analisamos a teoria de Arthur Higgins exposta em seus manuais e compêndios, como o “Compendio de Gymnastica e Jogos Escolares” (1894), o “Manual de gymnastica hygienica” (1902) e o “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga” (1909), que ao ser atualizado passou a se chamar “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga-Brasileiro” (1934). |
Resumen : | The field of study of the History of Physical Education in Brazil congregates contributions of interesting research that seek to reveal the codes and directions of knowing within the school in Brazil since the nineteenth century. This paper analyzes the performance and theoretical production of Arthur Higgins, a professor and teacher of gymnastics, considered in the end of the nineteenth as professor of the fashion. Through a historical work, which is sourced of school documents, publications in journals and Higgins’s compendium, the objective is to analyze the performance and textbook of Arthur Higgins for reflect about the objectives and directions of Physical Education in Brazil during the late of nineteenth and early twentieth centuries. Initially were analyzed the Gymnastic Games organized by Arthur Higgins in Praça da República/ RJ, a form of dissemination of sports in our country. After that, we explain documents of Colégio Pedro II related to gymnastics, the institution of which Higgins was a teacher during almost 40 years. Finally we analyze the theory of Arthur Higgins exposed in their manuals and compendium, such as “Compendio de Gymnastica e Jogos Escolares” (1894), “Manual de gymnastica hygienica” (1902) and “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga” (1909), which when was updated, was renamed the “Compendio de Gymnastica Escolar: Methodo Sueco-Belga-Brasileiro” (1934). |
Palabras clave : | Educação física Ginástica Arthur Higgins História Physical education Arthur Higgins Gymnastics History |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação Física |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Física |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2148 |
Fecha de publicación : | 1-sep-2011 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Física (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.