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dc.contributor.advisor1Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798256A5pt_BR
dc.contributor.referee1Góis Junior, Edivaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706646E5pt_BR
dc.contributor.referee2Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728577T1pt_BR
dc.creatorPaula, Leandro Silva de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244079T8pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T15:32:25Z-
dc.date.available2016-07-21-
dc.date.available2016-07-22T15:32:25Z-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2172-
dc.description.abstractThis thesis focuses on the medical discourse about childhood hygiene in theses defended at the Rio de Janeiro College of Medicine during the Second Reign, and reflects on the main concerns, interventions, and social representations of this theme. To this end, 16 dissertation-style theses presented by medical school students from different regions of Brazil in order to gain the title of medical doctor were analyzed. First, each thesis was individually analyzed so that later the relationship among them could be examined. It was essential to cross-reference these sources to better understand the medical discourse of the 19th century, with all of its “certainties” and contradictions. It was observed in this study that the childcare covered a long period, from pregnancy to puberty, following medical guidelines directed at both the habits of the children and the family, and also their behavior, especially of the mother. Compliance and surveillance of the various actions implemented and behavioral models to be adopted for children's development were defended by doctors as being the primary responsibility of the family, doctors, midwives, and educational institutions. Reflecting on this context, this work is anchored in the tenets of cultural history and studies of Foucault, culminating in an understanding of the medical discourse, which, shaped by hygienist thinking, sought to discipline and educate society with regard to child hygiene, intervening in habits and behavior, judging that in so doing, it was making them healthy, moral and hygienic.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação focaliza o discurso médico relacionado à higiene da infância, presente em teses defendidas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro no período do segundo reinado, e reflete sobre as principais preocupações, intervenções e representações sociais voltadas para esse tema. Para tanto, dedicou-se à análise de 16 teses, desenvolvidas no formato dissertativo, que tinham o intuito de conferir o título de médico aos alunos dessa faculdade, oriundos de diferentes regiões do Brasil. Em um primeiro momento, essas teses mereceram um tratamento individual, para que mais tarde fossem articuladas umas com as outras. O cruzamento dessas fontes foi fundamental para uma melhor compreensão do discurso médico do século XIX, com todas as suas “certezas” e contradições. Percebeu-se neste estudo que os cuidados da infância compreendiam um longo período, desde a gravidez até a puberdade, seguindo prescrições médicas que se imiscuíam tanto nos hábitos das crianças e da família, quanto no comportamento destes, especialmente nos da figura materna. O cumprimento e fiscalização das diversas ações implementadas e modelos comportamentais a serem adotados em atenção ao desenvolvimento da criança eram defendidos pelos médicos como de responsabilidade principal da família, dos médicos, das parteiras e da instituição escolar. Refletindo sobre esse contexto, este trabalho ancorou-se nos pressupostos da História Cultural e nos estudos foucaultianos, culminando na compreensão de como o discurso médico conformado pelo pensamento higienista pretendia, com relação à higiene da infância, disciplinar e educar a sociedade, intervindo nos seus hábitos e comportamentos, julgando torná-los saudáveis, morais e higiênicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHigiene da infânciapt_BR
dc.subjectFaculdade de Medicina do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação no impériopt_BR
dc.subjectChild hygienept_BR
dc.subjectRio de Janeiro College of Medicinept_BR
dc.subjectAnd education during the empirept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleHigiene, educação e cuidados com a infância: o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1840-1882)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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