https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2208
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
glauciasabadinibarbosa.pdf | 4.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Ana Elisa Esteves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Reginaldo Fernando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713964D6 | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Glaucia Sabadini | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525452D4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T18:57:48Z | - |
dc.date.available | 2016-07-25 | - |
dc.date.available | 2016-07-25T18:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2208 | - |
dc.description.abstract | The present research has been produced in a new field of research named Financial Education School, which has been developed inside the so- called field of mathematics education. Our research project aims to develop a set of tasks theoretically based on financial planning, as part of the Financial Education in mathematics classrooms and as part of financially educating high school students. The research is characterized as a qualitative approach investigation that will be carried out in the research field in order to validate the tasks. Our analysis shall be based thought the information collected in the research field from the reading results of the students who will be effected based on the categories proposed by the Model of Semantic Fields. The resulting product of educational research is a set of tasks on the topic Financial Planning for use in mathematics classroom from high school levels. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é produzida numa nova vertente de investigação denominada Educação Financeira Escolar, que se desenvolve no interior da área denominada de Educação Matemática. Nosso projeto de investigação tem como objetivo desenvolver um conjunto de tarefas fundamentadas teoricamente sobre planejamento financeiro, como parte do ensino de Educação Financeira em salas de aula de matemática e como parte de se educar financeiramente os estudantes do Ensino Médio. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa de investigação em que será desenvolvida uma pesquisa de campo com o objetivo de validar as tarefas. Nossa análise se pautará nas informações coletadas na pesquisa de campo a partir da leitura da produção de significados dos estudantes que será efetivada com base nas categorias propostas pelo Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional resultante da pesquisa será um conjunto de tarefas sobre o tema Planejamento Financeiro para uso em salas de aula de matemática do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | Produção de significados | pt_BR |
dc.subject | Planejamento financeiro | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Financial Education School | pt_BR |
dc.subject | Production of Meanings | pt_BR |
dc.subject | Financial Planning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Educação financeira escolar: planejamento financeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.