Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/220
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
taisdemedeirosmarcato.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Sérgio José Puccini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Cristiano José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4123498Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Luís Alberto Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713722Z8pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Denise Tavares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755573D6pt_BR
dc.creatorMarcato, Tais de Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329115T8pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T11:18:54Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2015-12-15T11:18:54Z-
dc.date.issued2015-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/220-
dc.description.abstractIn theoretical field on filmmaking, the observation of biographical constructions get more evidence with the constant experience of representation of self and other which cinema stimulates. Biographical and autobiographical documentaries become common practice in the post-resumption of Brazilian cinema. Following this logic, grows the need to establish procedures that enable the identification of different manifestations to report on (own) life in contemporary documentary cinema. In line with the proposal of biographical space (Arfuch) and categories found in both literary biographical writing (Vilas Boas) as in film narrative (Puccini), our research focused on carrying out the analysis and the definition of the procedures of biographical and autobiographical accounts related to the documentary Santiago (2007), a João Moreira Salles film. Seeking to examine the possibilities of biographical construction present in the development of film narrative, we distinguish five modes of biographical approach that enables a better understanding of the making of the story in Santiago: (1) Santiago as biographee character in the film that the director tried to mount in 1992; (2) Santiago as biographer, as he incorporates personal interpretations to writing about the characters of the nobility; (3) Santiago as a writer of a confessional writing, which has at its center an expression of intimacy and that can be read like a diary; (4) João Moreira Salles as biographer director during the time of construction of Santiago´s path and (5) João Moreira Salles as autobiographee character, by pointing out his childhood memories through the autobiographical first-person account.pt_BR
dc.description.resumoNo campo teórico da produção cinematográfica, a observação de construções biográficas ganha mais evidência com as constantes experiências da representação do eu e do outro que o cinema estimula. Documentários biográficos e autobiográficos tornam-se práticas frequentes pós-retomada do Cinema Brasileiro. Nessa lógica, cresce a necessidade de criação de procedimentos que possibilitam a identificação de diferentes manifestações de relatar a (própria) vida no cinema documentário contemporâneo. Em sintonia com a proposta do espaço biográfico (Arfuch) e de categorias encontradas tanto na escrita biográfica literária (Vilas Boas) quanto na narrativa cinematográfica (Puccini), nossa pesquisa centrou-se em proceder à análise e à delimitação dos procedimentos de relatos biográficos e autobiográficos relacionados ao documentário Santiago (2007), filme de João Moreira Salles. Procurando debruçar-nos sobre as possibilidades da construção biográfica presentes no desenvolvimento da narrativa fílmica, distinguiremos cinco modalidades da abordagem biográfica que possibilitam uma melhor compreensão da feitura do relato em Santiago: (1) Santiago como personagem biografada do filme que o diretor tentou montar em 1992; (2) Santiago como biógrafo, uma vez que incorpora interpretações pessoais à escrita sobre as personagens da nobreza; (3) Santiago como escritor de uma escrita de caráter íntimo e confessional, que tem como centro a expressão de sua intimidade e que pode ser lida como um diário; (4) João Moreira Salles como diretor biógrafo, durante o momento da construção da trajetória de Santiago e (5) João Moreira Salles como personagem autobiografada, ao pontuar suas lembranças de infância através do relato autobiográfico em primeira pessoa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentário Biográficopt_BR
dc.subjectSantiagopt_BR
dc.subjectJoão Moreira Sallespt_BR
dc.subjectConstrução Biográficapt_BR
dc.subjectBiographical Documentarypt_BR
dc.subjectSantiagopt_BR
dc.subjectJoão Moreira Sallespt_BR
dc.subjectBiographical Constructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA construção biográfica em Santiagopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.