https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2235
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alineaparecidadasilva.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Clareto, Sônia Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Garnica, Antonio Vicente Marafioti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786248T9 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Aline Aparecida da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T11:31:51Z | - |
dc.date.available | 2016-07-26 | - |
dc.date.available | 2016-07-27T11:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2235 | - |
dc.description.abstract | A research driven by issues involving learning in Mathematics classrooms: How does learning occur? How does a math class happen? How is math produced in class? The investigation takes place in a mathematics classroom. The classes chosen were in the final years of primary school in two public schools in the city of Juiz de Fora (MG). Events in math classes produce concerns about the way of doing research, writing and living. Aiming to sustain the classroom processuality it is produced a way to be with it and to write about it, especially with Deleuze. Learning is pursued as part of the events of a class. This part is tangled with some others. A math classroom is a learning process. A math in a classroom is an event. | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma pesquisa movida por questões envolvendo aprendizagens em salas de aula de matemática: como se dá uma aprendizagem? Como se dá uma aula de matemática? Como se dá uma matemática? As investigações se dão na sala de aula de matemática, em turmas dos anos finais do ensino fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de Juiz de Fora (MG). Acontecimentos nas aulas de matemática produzem inquietações em relação ao modo de fazer pesquisa, ao modo de escrever, ao modo de viver. Visando a sustentar a processualidade da sala de aula, um modo de estar com ela e de escrevê-la é produzido, especialmente junto a Deleuze. A aprendizagem é perseguida como um fio nos acontecimentos de uma aula. Fio que se mostra entrelaçados a outros tantos. Uma sala de aula de matemática, uma aprendizagem. Uma matemática em sala de aula, um acontecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula de matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Acontecimento | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Math classroom | pt_BR |
dc.subject | Math | pt_BR |
dc.subject | Event | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens em uma sala de aula de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.