Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2363
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunosampaiodeoliveira.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Utilização do programa Maxima no ensino de sistemas de equações lineares
Autor(es): Oliveira, Bruno Sampaio de
Primeiro Orientador: Gomes, José Barbosa
Membro da banca: Casagrande, Rogério
Membro da banca: Alves, Margareth da Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor a implementação do software MAXIMA no ensino de sistemas de equações lineares 2 x 2 em turma do 8º ano do Ensino Fundamental e de sistemas de equações lineares 3 x 3 em turmas do 2º ano do Ensino Médio. Além de destacar a importância da utilização de recursos tecnológicos nos dias atuais, o autor sugere algumas atividades e formas de abordar o tema com a utilização do programa.
Abstract: The objective of this work is to propose the implementation of software MAXIMA in teaching systems of linear equations 2 x 2 in the 8th grade class of elementary school and systems of linear equations in 3 x 3 classes of 2nd year of high school. In addition to highlighting the importance of using technological resources nowadays, the author suggests some activities and ways of approaching the topic using the program.
Palavras-chave: Ensino
Equações lineares
Maxima
Teaching
Linear Equations
Maxima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2363
Data do documento: 25-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.