Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2372
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
angelopereiradocarmo.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Veloso, Marcelo Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739764Y0pt_BR
dc.creatorCarmo, Angelo Pereira do-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451144Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T13:57:51Z-
dc.date.available2016-08-17-
dc.date.available2016-08-19T13:57:51Z-
dc.date.issued2013-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2372-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss methods for determining extreme points of functions of a real variable. It seeks to extend the number of optimization problems we can solve in basic education beyond those modeled by quadratic functions. For this we make use of "Numerical Methods". In Chapter 1 we talked about the calculation of extreme quadratic functions. We comment about the way we teach this part of mathematics in high school and show an interesting procedure for calculating extremes of the quadratic function. This procedure is based on the observation that the abscissa of the extreme point is not changed by making a kind of translation of the parabola. In Chapter 2 we emphasize classical results of optimization theory of real functions. These results are normally covered in calculus courses and serve both to ensure that there are extremes of continuous functions in closed intervals and determine this value. The results are presented from the viewpoint of Di erential and Integral Calculus of a real variable. In chapter 3 we discuss two simple numerical methods that can be used in high school without major problems. The use of these methods in this work is strongly related to the fact that the functions discussed in optimization problems are (in general) continuous and unimodal in the range where the problem makes sense. In Chapter 4 we propose three optimization problems, in this case the functions involved are not quadratic. In this moment we want to show the strength of the numerical methods introduced in Chapter 3 in solving these problems. In particular, we chose the "Golden Section Method" to be applied in these problems believing that assimilation of this method is easier by students of high school than the "Method of Bisection". Finally, we believe that the implementation of the "Method of Golden Section" in a spreadsheet brings agility to the process and motivates students to learn about this kind of computational resource so important nowadays.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa discutir métodos para se determinar pontos extremos de funções de uma variável real. Ele procura estender o número de problemas de otimização que conseguimos solucionar no ensino básico para além daqueles modelados por funções quadráticas. Para isso fazemos uso de "Métodos Numéricos". No capítulo 1 falamos sobre o cálculo de extremos de funções quadráticas. Tecemos alguns comentários sobre a forma com que se ensina essa parte da matemática no ensino médio e mostramos um procedimento interessante para encontrar extremos da função quadrática. Este procedimento baseia-se na observação de que a abscissa do ponto extremo não se altera ao se fazer um tipo de translação da parábola. No capítulo 2 enfatizamos resultados clássicos da teoria de otimização de funções reais. Estes resultados são normalmente abordados em cursos de cálculo e servem, tanto para garantir a existência de extremos de funções contínuas em intervalos fechados quanto para se determinar este valor. Os resultados são demonstrados do ponto de vista do Cálculo Diferencial e Integral de uma variável real. No capítulo 3 abordamos dois métodos numéricos simples que podem ser usados no ensino médio sem maiores problemas. A utilização destes métodos neste trabalho está fortemente relacionada com o fato das funções abordadas em problemas de otimização serem (em geral) contínuas e unimodais no intervalo onde o problema faz sentido. No capítulo 4 propomos três problemas sobre otimização onde as funções envolvidas não são quadráticas. Neste momento queremos mostrar a força dos métodos numéricos introduzidos no capítulo 3 na solução destes problemas. Em particular, optamos pelo "Método da Seção Áurea" para ser aplicado nestes problemas por acreditar que a assimilação deste método seja mais rápida por parte dos alunos do que o método da "Bisseção". Por m, acreditamos que a implementação do "Método da Seção Áurea" numa planilha eletrônica trás agilidade ao processo e motiva os alunos a aprenderem sobre este tipo de recurso computacional tão importante nos dias de hoje.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectMétodos numéricospt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectApplied Mathematicspt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectNumerical Methodspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma abordagem numérica para problemas de otimização no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.