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Tipo: Dissertação
Título: Administração gerencial e organização do trabalho na rede estadual de ensino de Minas Gerais: análise de suas implicações nas condições de saúde dos trabalhadores docentes
Autor(es): Silva, Helyene Rose Cruz
Primeiro Orientador: Coimbra, Ana Lívia de Souza
Membro da banca: Ignácio, Paulo César de Souza
Membro da banca: Delgado, Leila Baumgratz
Membro da banca: Barbosa, Rosangela Nair de Carvalho
Membro da banca: Lima, Ana Maria Costa Amoroso
Resumo: Essa dissertação realiza uma análise preliminar da relação trabalho-saúde a partir do trabalho docente, especificamente com a adoção da administração gerencial na rede estadual de Minas Gerais, introduzida através do Projeto Escolas-Referência. O governo de Minas Gerais depositou neste Projeto toda a sua expectativa de superação das dificuldades impostas à educação na busca por resultados. Contudo, considerando as orientações dos organismos internacionais para as Reformas na América Latina, esta tentativa de superação se da com parcos recursos destinados à educação e com sobrecarga de trabalho para os docentes, submetendo os trabalhadores a condições precárias de trabalho e vida, ao mesmo passo que é depositado sobre seus ombros toda a responsabilidade do sucesso ou fracasso da “Reforma”. No âmbito da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, onze escolas foram escolhidas para implantar o Projeto. Destas, escolhemos como terreno para um estudo de caso a Escola Estadual Antônio Carlos, por ter sido a primeira escola desta Superintendência a ser convidada para ser uma escola-referência e, por ter sido a que mais vem se destacando neste processo. Para fundamentar a reflexão foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudos teórico-analíticos. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas qualitativas com os trabalhadores docentes da referida escola que lá trabalham desde o momento da implantação do Projeto. O objetivo foi analisar os determinantes concretos da “reforma” gerencial do Estado que incidem sobre o trabalho docente nas escolas-referência do Estado de Minas Gerais, com centralidade nos impactos sobre a saúde desses trabalhadores. O estudo demonstra a configuração do adoecimento deste trabalhador em tempos de contrarreforma e a percepção destes sobre o processo no qual são protagonistas.
Abstract: This dissertation conducts a preliminary analysis of the relationship between work and health, from teaching, specifically with the adoption of management administration in the state of Minas Gerais, introduced through the Schools Project-Reference. The government of Minas Gerais deposited in this project throughout its expectation of overcoming the difficulties posed to education in the pursuit of results. However, considering the guidelines of international organizations for Reforms in Latin America, this attempt to be overrun with the meager resources allocated to education and workload for teachers, subjecting workers to poor working conditions and life at the same step that is deposited on your shoulders all the responsibility for success or failure of the Reformation. Under the Regional Superintendent of Schools of Juiz de Fora, 11 schools were chosen to deploy the Project. Of these, we chose to land such a case, the State School Antônio Carlos, for being the first school of this Superintendency to be invited to be a school-reference and for being the most important in this process. To support this reflection and literature searches were conducted theoretical and analytical studies. The methodology used was based on qualitative interviews with employees of that school teachers working there since before the implementation of the Project and the goal was to analyze the determinants of actual managerial reform of the state that focus on the teaching in schools of the State-reference Minas Gerais, focused on impacts on the health of these workers. The study demonstrates the configuration of this illness in times of counter worker and their perceptions on the process in which they are protagonists.
Palavras-chave: Reforma do estado
Saúde do trabalhador
Trabalho docente
State reform
Occupational health
Teaching work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2382
Data do documento: 14-Jan-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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