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dc.contributor.advisor1Cyranka, Lúcia Furtado Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607E5pt_BR
dc.contributor.referee1Bonamino, Alicia Maria Catalano de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786688Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.creatorMartins, Ana Cláudia Osório-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4490847D0pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-06T14:49:48Z-
dc.date.available2016-09-06-
dc.date.available2016-09-06T14:49:48Z-
dc.date.issued2013-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2424-
dc.description.abstractPROALFA is a Program of Literacy Evaluation applied in Minas Gerais which aims to check the literacy level among the students of public schools in the state. The main topic of this dissertation is to evaluate the impact of the results of this program in school environment by analyzing five public schools from Juiz de Fora. In order to achieve this, language is assumed as something happening from the interaction of two or more individuals inserted in a given social context, according to the way the literacy process in the initial years of education are conceived. To do so, this thesis used academic papers, such as Bakhtin (2002); Rojo (2009); Bortoni - Ricardo (2006 and 2009); Kleiman (1997); Mortatti (2004) and Soares (2006). To analyze the assessment in this context Franco (2007); Freitas (2007) and Souza and Oliveira (2010) productions were used. As important references some essays about PROALFA that have already been written were used, such as Silva (2005), Falci (2005) and Carvalho (2010). Furthermore, the publication made by Monteiro (2010) and Carvalho and Macedo (2010) were also used. From the observation of the results of PROALFA, the decision about which schools should be analyzed was made: three of them achieved better results in the test over the period 2009-2010 and the other two had worse results in the same period. During the field researches, semi-structured surveys were applied with the assistance of principals, coordinators and teachers who have been working at these schools for the past three years and also with the assistance of the professionals who were responsible for idealizing, developing and applying PROALFA in Minas Gerais. After analyzing the results of the surveys it was concluded that PROALFA is an evaluation program that has changed the way teachers, coordinators and managers of public schools in Minas Gerais work, sometimes introducing these professionals to a new conception of education and sometimes allowing the practice of training for evaluation in classrooms. It was noticed that education professionals do not have enough knowledge about the mechanisms of this evaluation.pt_BR
dc.description.resumoO PROALFA é um Programa de Avaliação da Alfabetização aplicado em Minas Gerais, com o objetivo de verificar o grau de alfabetização em que se encontram alunos matriculados nas escolas públicas estaduais do Estado. A questão central desta dissertação é avaliar o impacto dos resultados dessa avaliação no ambiente escolar, a partir de pesquisa em cinco escolas públicas da Rede de Ensino Estadual de Juiz de Fora, MG. Para tanto, partimos da concepção de linguagem como algo que se realiza a partir da interação entre dois ou mais sujeitos inseridos em um contexto social, considerando a forma pela qual os profissionais que ministram aulas nos anos iniciais concebem o processo de alfabetização e letramento. Buscamos arcabouço teórico em Bakhtin (2002), Rojo (2009), BortoniRicardo (2006, 2009), Kleiman (1997), Mortatti (2004) e Soares (2006). Para analisar a avaliação nesse contexto, recorremos às produções de Franco (2007), Freitas (2007) e Sousa e Oliveira (2010). Na revisão da literatura, destacamos os trabalhos já produzidos sobre o PROALFA, a saber: as dissertações de Silva (2005), Falci (2005) e Carvalho (2010); as publicações em periódicos de Monteiro (2010) e Carvalho e Macedo (2010). A partir da observação de resultados nos boletins do PROALFA, foram escolhidas as escolas a serem pesquisadas: três escolas, que melhoraram nos índices, e duas, que tiveram queda no resultado 2009-2011. Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de diretores, coordenadores e professores que atuaram nos últimos anos no 3º ano do Ensino Fundamental e profissionais que foram responsáveis pela idealização, construção e implantação do PROALFA em Minas Gerais. Após a análise das entrevistas, realizada por meio de núcleos de significação, concluímos que o PROALFA é uma avaliação que tem alterado a prática dos professores, coordenadores e gestores das escolas públicas estaduais desse Estado, ora aproximando os profissionais de uma nova concepção de ensino, ora trazendo para a sala de aula a prática de treinamento para avaliação. Percebemos que os profissionais não têm conhecimento suficiente dos mecanismos de funcionamento da referida avaliação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectPROALFApt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectPROALFApt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROALFA: avaliação e propostas pedagógicas (2009-2011)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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