Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deyseaparecidaribas.pdf599.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262D6pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Simone Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704324D4pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Nara Liana Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720560D5pt_BR
dc.creatorRibas, Deyse Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751680P2pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-09T10:50:54Z-
dc.date.available2016-09-08-
dc.date.available2016-09-09T10:50:54Z-
dc.date.issued2011-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2438-
dc.description.abstractThe theory of mind, understanding children elaborate about the mind, including emotions, intentions, desires and creed, let it predict their behavior and formulate the understanding of the social world. The emotion understanding, one of the founding aspects of the theory of mind, also influences the social-cognitive knowledge and seems to be closely connected to the social development path and scholar adjustment. Such constatation make us question about how emotion understanding would be on children that shows differentiated behavior, like aggressive behavior. This research aimed to explore the relations between the theory of mind – specifically the emotion understanding – and the aggressive behavior. It also aimed the understanding of the relation between emotion understanding and aggressiveness in children in fundamental school using comparisons between children that shows signs of aggressive behavior and children that don't show such signs. One hundred fifteen children on their first grade at two Juiz de Fora's fundamental school, both male and female, took part on the study. Among this initial sample, a subgroup of 60 children was selected – 30 students were identified by their teachers as socially suitable and 30 students were identified with aggressive behavior signs by the Escala de Percepção por Professores dos Comportamentos Agressivos de Criança na Escola. Children of both groups were evaluated regarding their development of the theory of mind, by the Scaling of Theory of Mind Tasks, and regarding their emotion understanding by the Teste de Inteligência Emocional para Crianças. The results showed a relation between the theory of mind and social development and pointed the influence of the emotion understanding ability level for the infant social-emotional adjustment. A significant statistical difference between the two groups regarding to the theory of mind was verified on the task of Knowledge Access and the Scale's final general score – regarding the emotional comprehension – on the sub-component Compreensão e Análise das Emoções. On a general level, children identified as non-aggressive tended to show the theory of the mind and emotional comprehension more accurate than children with signs of aggressive behavior when they were compared.pt_BR
dc.description.resumoA teoria da mente, entendimento que as crianças elaboram acerca da mente, incluindo-se emoções, intenções, desejos e crenças, permite predizer o comportamento e formular o entendimento do mundo social. A compreensão das emoções, um dos aspectos constituintes da teoria da mente, também influencia o conhecimento sociocognitivo e parece estar intimamente ligada à trajetória de desenvolvimento social e ao ajustamento escolar. Tal constatação leva a indagar sobre como se daria a compreensão das emoções nas crianças que apresentam um tipo de comportamento diferenciado, como o comportamento agressivo. A presente pesquisa objetivou investigar a relação entre a teoria da mente – especificamente a compreensão das emoções – e o comportamento agressivo. Buscou-se compreender a relação entre compreensão das emoções e agressividade em crianças do ensino fundamental por meio da comparação entre as crianças que apresentam indicadores de comportamento agressivo e as que não apresentam tais indicadores. Participaram do estudo 115 crianças de ambos os sexos, alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Juiz de Fora. Desta amostra inicial, selecionou-se um subgrupo de 60 crianças – 30 alunos identificados como socialmente competentes e 30 alunos com indícios de comportamento agressivo, assim identificados por seus professores por meio da Escala de Percepção por Professores dos Comportamentos Agressivos de Criança na Escola. As crianças de ambos os grupos foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da teoria da mente, pela Escala de Tarefas em Teoria da Mente, e quanto à compreensão das emoções por meio do Teste de Inteligência Emocional para Crianças. Os resultados obtidos evidenciam uma relação entre teoria da mente e desenvolvimento social e indicam a influência da habilidade de compreensão das emoções para o ajustamento socioemocional infantil. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos quanto à teoria da mente – na tarefa de Acesso ao Conhecimento e no escore geral da Escala – e quanto à compreensão emocional – no subcomponente Compreensão e Análise de Emoções. De forma geral, as crianças identificadas como não agressivas tenderam a apresentar uma teoria da mente e compreensão emocional mais sofisticadas, quando comparadas às crianças com indícios de comportamento agressivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectCompreensão das emoçõespt_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectEmotion understandingpt_BR
dc.subjectAggressivenesspt_BR
dc.subjectFundamental schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleTeoria da mente e compreensão das emoções: um estudo comparativo com alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.