https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2439
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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vanessaceliadesouzarabelo.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Inclusão escolar de alunos com síndrome de Down, famílias e professoras: uma análise bioecológica |
Autor(es): | Rabelo, Vanessa Célia de Souza |
Orientador: | Silva, Nara Liana Pereira |
Miembros Examinadores: | Barbosa, Altemir José Gonçalves |
Miembros Examinadores: | Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
Resumo: | Para investigar o envolvimento entre família com filho com Síndrome de Down (SD) e escola inclusiva, quatro famílias foram visitadas e os genitores responderam: questionário sócio demográfico, entrevistas, inventário e checklist. Quatro professoras também foram entrevistadas e responderam ao checklist. Os resultados das famílias mostraram que há compartilhamento nos cuidados com o filho com SD, os genitores apresentaram poucas habilidades educativas parentais, mas atitudes favoráveis à educação inclusiva. As professoras relataram que a inclusão é um processo importante, mas não se percebem como agentes ativas deste processo. Em geral, o envolvimento família-escola, segundo as mães, ocorre predominantemente na dimensão pais-alunos, segundo as categorias de orientação, participação e avaliação, tanto nas áreas acadêmica e não acadêmica. Segundo as professoras, esse envolvimento ocorre em diversas dimensões incluindo pais, alunos, professores, direção escolar, principalmente, na atividade de orientação, tanto na área acadêmica como não acadêmica. Os resultados corroboram a literatura, reafirmando a importância do envolvimento de todos para a obtenção de resultados satisfatórios com o aluno com SD. |
Resumen : | To investigate the involvement between family with son with Down Syndrome (DS) and inclusive school, four families were visited and the parents replied: demographic questionnaire, interviews, inventory and checklist. Four teachers were also interviewed and replied the checklist. The families results showed that there is share in the care of their child with Down syndrome, the parents had few parenting skills, but favorable attitudes to inclusive education. The teachers reported that inclusion is an important process, but do not perceive themselves as active agents in this process. In general, the family-school involvement, according to the mothers, occurs predominantly in parents- students dimension, according to the categories of guidance, participation and evaluation, both in academic and non- academic areas. According to the teachers, this involvement occurs in several dimensions including parents, students, teachers, school administration, especially in mentoring, both in academic and non- academic areas. The results corroborate literature, reaffirming the importance of involvement of everybody to obtain satisfactory results with the student with DS. |
Palabras clave : | Inclusão escolar Envolvimento família-escola Síndrome de Down Família Scholar inclusion Down Syndrome Involvement family-school Family |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2439 |
Fecha de publicación : | 19-nov-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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