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Tipo: Dissertação
Título: A prática discursiva de perguntar em situações de conflito: uma abordagem interacional
Autor(es): Oliveira, Anna Eliza
Primeiro Orientador: Silveira, Sonia Bittencourt
Membro da banca: Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha
Membro da banca: Vieira, Amitza Torres
Resumo: Investigamos, em nosso trabalho, as principais funções que as perguntas exercerem na negociação/co-construção da reclamação e as ações que são projetadas pelas perguntas nos turnos subseqüentes, ou seja, como os respondentes se orientam para as ações iniciadas, desencadeadas pelas perguntas. Para análise, selecionamos três audiências de conciliação do PROCON, intituladas ―Audiência Rui Pedreiro‖, ―Audiência Banco Sul‖ e ―Audiência Ok Veículos‖. Partimos da suposição inicial segundo a qual as perguntas realizam diferentes tarefas no curso das audiências de conciliação. Acreditamos, portanto, que as perguntas vão adquirindo especificidades para atender às diferentes tarefas discursivas objeto das audiência de conciliação e às diferentes metas comunicativas dos participantes. Assim, buscamos: (i) investigar a contribuição das perguntas na legitimação vs. refutação da reclamação que deu origem ao conflito entre as partes e a forma como a mesma é (re) formulada no curso desta atividade de fala; (ii) examinar a forma como as perguntas são utilizadas na co-construção e negociação e de culpa/responsabilidade das partes em litígio; e (iii) analisar o papel das perguntas no encerramento da audiência e,em especial, o uso das mesmas na produção/formulação do acordo entre as partes. Adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa para a geração e análise dos dados. Encontramos como resultado de nosso estudo três macro funções: (i) perguntas de enquadramento legal; (ii) perguntas que buscam checar, atribuir responsabilidades e (iii) perguntas destinadas à produção de acordo. Este estudo visa a contribuir para o estudo das práticas discursivas de perguntar, ao adotar uma perspectiva interacional em Estudos da Linguagem. Embora este seja um estudo de caso, propomos, a partir de nossas análises, uma tipologia das funções das perguntas que, provavelmente, poderá guiar a análise dessas práticas em outros contextos de falaem-interação.
Abstract: We investigate, in our work, the main functions that the questions explore in a negotioation/co-construction of complaints, and the actions projected in the subsequent turns, in other words, how the participants interviewed are guided by their initial actions, which are unchained by the questions. This analysis is based on three PROCON reconciliation auditions entitled ― Audiência Rui Pedreiro‖, ―Audiência Banco Sul‖ e ―Audiência Ok Veículos‖. From the initial hypothesis in which the questions produce different tasks along the conciliation auditions, it is believed, therefore, that the questions acquire specific characteristics to respond to differences at a discursive task object of the reconciliation auditions, and also the different communicative aims of the participants. The aim is: (i) to investigate the contribution of questions in the legitimation versus refutation of the complaint that began the conflicts between the parts, and the way that the same principle is reformulated in the process of the speaking activity; (ii) to examine the way that questions are used in the construction and negotiation of guilt/responsability of the parts in litigation; and (iii) to analyze the role of the questions at the end of the auditions, especially, the use of the same principle in the production/formulation agreement among the participants. It was adopted a qualitative and interpretative approach to data generation and analysis .We find as a result of our study three macro functions: (i) questions the legal framework, (ii) questions that seek to check, assign responsibilities and (iii) questions designed to produce agreement. This study aims to contribute to the studies of discursive practices of questioning, adopting an international perspective in Language Studies. Although this is a study of case, based on the analysis of function of the questions we propose typography that, probably, will be able to guide these practices in other contexts of talk in interaction.
Palavras-chave: Funções das perguntas
Contextos institucionais
Enfoque interacional
Functions of questions
Iinstitutional settings
Interactive approach
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2625
Data do documento: 24-Mai-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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