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dc.contributor.advisor1Gaio, André Moysés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767078J0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Salgado, Gilberto Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090J6pt_BR
dc.contributor.referee1Fraga, Paulo Cesar Pontes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720573J3pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.creatorBenini, Eduardo Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208139P8pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T13:53:31Z-
dc.date.available2016-09-30-
dc.date.available2016-09-30T13:53:31Z-
dc.date.issued2010-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2627-
dc.description.abstractThis paper's aim is to analyze Michel Foucault's thought regarding the constitution and the control of the subjects, taking into account that there is a connection among these two forms of individual's understanding. Through different approaches and the assessment in different times and social spaces, Foucault creates a path of criticism about the modern world's rationality, revealing the sets of power and knowledge that constitute subjectivities and the changes as well as ways of control over the subject's bodies and minds. Within this, our analysis develops in three movements. Firstly, from the arqueology of knowledge, it will be assessed the works that comprise all the criticism about positivism related to insanity, to the doctor's knowledge and the criticism about the human transcendentalism. Secondly, through the genealogy of power, this paper will assess the constitution of modern subject and the practices of discipline and control over the bodies and minds of each individual and the population. At the core of this assessment, lays the life's control by the power claims. This paper will also reflects about the extension of current biopower, biopolitics and the governmentality as technologies of formation and control of these subject's behavior. Finally, taking into account the regimes of truths, there are the notions of the existence stylistic and the ways of applicable resistance and freedom as a lateral path to the comprehension of the formation and control of the subjects through a subject's ethic that relocate life as a political act.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objeto de análise o pensamento de Michel Foucault no tocante à problemática que envolve a constituição e o governo dos sujeitos, considerando-se que existe um imbricamento estratégico entre essas duas formas de entendimento sobre os indivíduos. Através de abordagens distintas e experimentações em diferenciados tempos e espaços sociais, Foucault perfaz uma trajetória de crítica da racionalidade do mundo moderno, evidenciando os conjuntos de poder e saber construtores das subjetividades, bem como as transformações e agenciamentos que tornam possíveis o governo dos corpos e das mentes desses sujeitos. Esse exercício, aqui, se desenvolve em três movimentos. No primeiro momento, a partir das configurações da arqueologia do saber, são balizados os trabalhos que constituem uma crítica ao positivismo, no que tangem à loucura e ao saber médico, e a crítica à existência de uma transcendentalidade humana. Num segundo movimento, pela argumentação da genealogia do poder, pensar-se-á a constituição do sujeito moderno e as práticas de disciplina e controle desempenhadas sobre os corpos e as mentes de cada indivíduo e das populações. No cerne dessas problematizações, está a tomada da vida pelas instâncias do poder. Ainda nesse momento, são refletidas as formas possíveis e extensões para a atualidade do biopoder, da biopolítica e da governamentalidade como tecnologias de formação e governo das condutas desses sujeitos. Por último, num terceiro movimento, diante dos regimes de verdade atuantes, têm-se as noções de estilística da existência e as formas cabíveis de resistência e liberdade como um caminho lateral para a compreensão da constituição e do governo dos sujeitos pelo viés de uma ética de si que reposiciona a vida enquanto ato político.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectFormação e governo dos sujeitospt_BR
dc.subjectPoder-saberpt_BR
dc.subjectCrítica da racionalidadept_BR
dc.subjectBiopoderpt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectFormation and control of subjectspt_BR
dc.subjectPower/knowledgept_BR
dc.subjectCritic of rationalitypt_BR
dc.subjectBiopowerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMichel Foucault: a trajetória de um pensamento crítico sobre a formação e o governo dos sujeitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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