https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2660| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| lucianotavarestorres.pdf | 543.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Dissertação |
| Title: | Ágora virtual: os blogs como espaço de argumentação e de reflexão filosófica no ensino fundamental |
| Author: | Torres, Luciano Tavares |
| First Advisor: | Lemgruber, Márcio Silveira |
| Co-Advisor: | Freitas, Maria Teresa de Assunção |
| Referee Member: | Anastacio, Maria Queiroga Amoroso |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo refletir acerca da importância do computador/internet e seus ambientes de relacionamento, em especial o blog, para o ensino-aprendizagem de filosofia em turmas dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental. A investigação buscou compreender e analisar alguns argumentos de alunos do dito segmento, postados em espaços virtuais destinado à disciplina, utilizando como referencial teórico o estudo sobre as técnicas argumentativas realizado por Chäim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. |
| Abstract: | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia de la computadora/internet y sus ambientes de relación, en especial el blog, para la enseñanza-aprendizaje de la Filosofía de 6º a 9º grado de la primaria. La investigación busca comprender y analizar algunos de los argumentos de los alumnos de dicho segmento, posteados en espacios virtuales destinados a la disciplina, utilizando como referencial teórico el estudio sobre las técnicas argumentativas realizado por Chäim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. |
| Keywords: | Argumentação Blog Ensino de filosofia Argumentación Blogs Enseñanza de filosofía |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2660 |
| Issue Date: | 8-Sep-2011 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
