https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2746
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
gabrielaguerragonze.pdf | 4.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo saberes e práticas |
Autor(es): | Gonze, Gabriela Guerra |
Orientador: | Silva, Girlene Alves da |
Miembros Examinadores: | Franco, Túlio Batista |
Miembros Examinadores: | Friedrich, Denise Barbosa de Castro |
Resumo: | A integralidade da assistência, um dos princípios doutrinários do sistema de saúde brasileiro, constitui-se como uma das principais formas de se alcançar uma assistência de qualidade e humanizada. É dever do Sistema Único de Saúde ordenar a formação de recursos humanos na saúde e, por isso, a integração entre os campos da Saúde e Educação se faz necessária para conquistar a formação de profissionais verdadeiramente compromissados com as demandas das comunidades. O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de graduação que formam profissionais de saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora sobre a formação orientada pela integralidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica da entrevista semi-estruturada com docentes dos referidos cursos. Como estratégia de análise dos dados propomos a modalidade de análise temática. As categorias analisadas no estudo foram: as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde como norteadoras da formação em saúde; os currículos: diálogos entre passado e presente; os princípios do Sistema Único de Saúde orientando a formação. Os resultados do estudo apontam que os docentes expressam um envolvimento com as propostas da reforma curricular, no sentido da incorporação dos valores da Reforma Sanitária Brasileira, no contexto das mudanças necessárias na formação em saúde. |
Resumen : | The integral healthcare, one of the doctrinal principles of the Brazilian health care system, establishes one of the main ways to reach high-quality and humanized care. The Single Health System must command the training of human resources in the health area. Therefore, the integration between Health and Education fields become necessary in order to attain the training of professionals really committed to the communities’ needs. The present work aims to make an analysis of the perception of teachers who are involved in undergraduate courses that train health professionals at Universidade Federal de Juiz de Fora, when it comes to integrity-oriented training. It´s a qualitative research, in which the semi-structured interview technique with teachers from the related courses was used. The thematic analysis is suggested as the data analysis method. These are the categories which have been analyzed in the study: the recommendations set by the Ministries of Education and Health as guidelines for health training; the curriculum - dialogues between the past and the present; the principles of the Single Health System guiding the training. The study results indicate that the teachers express an involvement with the proposals of the curricular reform, in the sense of the incorporation of the Brazilian Health Reform values, in the context of the health training necessary changes. |
Palabras clave : | Assistência à saúde Capacitação de recursos humanos em saúde Sistema Único de Saúde Delivery of Health Care Health Human Resource Training Single Health System |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Medicina |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2746 |
Fecha de publicación : | 10-mar-2009 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Saúde Coletiva (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.