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dc.contributor.advisor1Batistoni, Maria Rosângela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777067D1pt_BR
dc.contributor.referee1Cassab, Maria Aparecida Tardin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788262T4pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Marina Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784161J9pt_BR
dc.creatorCarvalho, Clarice da Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750140T2pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T15:48:02Z-
dc.date.available2016-10-07-
dc.date.available2016-10-11T15:48:02Z-
dc.date.issued2009-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2780-
dc.description.abstractThis work analyses the social assistants work conditions teaching in private institutions in Zona da Mata – Minas Gerais. Seven professors were interviewed, who work in the IPES (Higher education private institutions) of the region, by means of a semi-structured guide and with a qualitative approach, dealing with the ways, the working conditions and the teaching work itself, expressed through the speech and the social assistants professors´ reflexions.Such analyses retakes, in general ,the social changing which took place in Brazil from the 90´s, the State counter-Reformation as well as the University Counter Reformation. It also brings up the higher education commoditization process in the country and its particularities in Minas Gerais, mainly in Zona da Mata, the field research area. As analyses reference we consider the social assistants formation project in Diretrizes Curriculares elaborated upon Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Finally, we present the tension between the real teaching work conditions in the IPES and the establishment of the Social Service professional project formation.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as condições do trabalho dos assistentes sociais, docentes nas Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) da Zona da Mata de Minas Gerais. Foram entrevistados 7 (sete) professores, que atuam nas IPES da região, através de um roteiro semi-estruturado e de uma abordagem qualitativa, tratando da trajetória, das condições de trabalho e do próprio trabalho docente, explicitada através das falas e reflexões dos docentes assistentes sociais. Esta análise retoma, em traços gerais, as transformações societárias ocorridas no Brasil a partir dos anos 1990, a contra-reforma do Estado e a contra-reforma universitária nela contida. Aborda o processo de mercantilização do ensino superior no país e suas particularidades em Minas Gerais, especialmente, na Zona da Mata mineira, região definida para a pesquisa de campo. Toma-se, também como referência de análise o projeto formação de assistentes sociais, expressa nas Diretrizes Curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Finalmente, apresentamos a tensão identificada entre as reais condições de trabalho dos docentes nas IPES e a efetivação do projeto de formação profissional do Serviço Social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercantilização do ensinopt_BR
dc.subjectProjeto de formação profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeaching commoditizationpt_BR
dc.subjectProfessional formationpt_BR
dc.subjectProject.teacher ́s workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleServiço social e privatização do ensino – a precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na Zona da Mata Mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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