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dc.contributor.advisor1Dreher, Luís Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766247H2pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Saulo de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Staudt, Leo Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778332J3pt_BR
dc.creatorTeodoro, Jefferson Silveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550941T4pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T15:51:09Z-
dc.date.available2016-10-10-
dc.date.available2016-10-11T15:51:09Z-
dc.date.issued2009-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2791-
dc.description.abstractThis thesis is the result of reflections on the work of Arthur Schopenhauer which focus on the origin of holiness in the metaphysical system of this philosopher. Starting from objections made to the Kantian philosophy, Schopenhauer established the Will as thing in itself. The thesis attempts to follow the argumentative structure The World As Will and Representation, in continuous dialogue with Platonic and Kantian philosophy and taking into account the main religious matrices considered by the author. The importance of this issue within the scope of Schopenhauer’s philosophy is obvious. Holiness is regarded by the author as the possible result of single pulse of Will, but it is more precisely its self-denial, which can lead to the liberation of man, and through him of the whole nature which is attached to a continuous objectivation of blind Will which produces suffering. The relevance of this thesis can is also be made present in a wiser discussion of how to think about values held by religions through pure philosophical argument.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de reflexões sobre a obra de Arthur Schopenhauer no que tange à origem da santidade segundo o sistema metafísico deste filósofo, que a partir das objeções feitas à filosofia kantiana, estabelece a Vontade como coisa em si. O trabalho segue a própria estrutura argumentativa de O mundo Como Vontade e Representação, em continuo diálogo com as filosofias kantiana e platônica, bem como leva em conta as principais matrizes religiosas consideradas pelo autor. A importância desta temática dentro do próprio escopo filosófico Schopenhaueriano mostra-se fundamental, visto que a santidade é considerada pelo autor como o resultado do único impulso da Vontade, sua autonegação, que pode levar à libertação do homem, e através dele de toda a natureza que se encontra presa à contínua objetivação cega de uma Vontade geradora de sofrimento. A relevância deste trabalho também se faz presente para a reflexão de como se podem pensar valores defendidos pelas religiões através da pura argumentação filosófica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectSantidadept_BR
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectMetaphysicspt_BR
dc.subjectHolinesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA origem da santidade segundo a metafísica de Schopenhauerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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