https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2813
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
julianamaddalenadias.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Crianças e favelas : percepções, mediações e sentidos |
Autor(es): | Dias, Juliana Maddalena Trifilio |
Orientador: | Miranda, Sonia Regina |
Miembros Examinadores: | Silva, Léa Stahlschmidt Pinto |
Miembros Examinadores: | Oliveira Junior, Wenceslao Machado de |
Resumo: | A temática da favela tem sido abordada no ensino de Geografia como um espaço de ausências, principalmente, de infraestrutura urbana. Existe um silenciamento da pluralidade presente entre os espaços e lugares de seus moradores, justamente, em uma disciplina que se coloca na busca por um olhar crítico na formação do cidadão. Todavia, o saber escolar não se configura como exclusiva mediação na construção da noção de favela pelos alunos. Neste sentido, se na cultura contemporânea são inúmeros os modos do sujeito tecer sua aprendizagem espacial, por que não investigar como as crianças percebem e concebem a ideia de favela? Ouvir os alunos para compreender aquilo que media suas experiências com o espaço favela proporciona uma reflexão acerca de uma temática que está posta a todos- na cidade, na TV, nas conversas- e, de modo espacial, suscita o debate em torno da formação de professores. Diante de muitas geografias e da pluralidade das favelas, esta pesquisa procurou com base na Geografia Humanista ouvir crianças a partir de seus desenhos para conhecer como esses atores sociais percebem os sentidos das favelas. |
Resumen : | The issue of slums has been addressed in the teaching of geography as an area of absences, especially in urban infrastructure. There is a silencing of the plurality present between the spaces and places for its residents, just in a discipline that arises in the search for a critical look at the individual development. However, the school does not know how to setup exclusive mediation in the construction of the concept of slum students. In this sense, if in contemporary culture there are many ways to weave their learning of the subject space, why not investigate how children perceive and conceive the idea of slum? Listening to the students to understand what media their experiences with the slum area provides a reflection on a theme that is called the all-in town, on TV, in conversations, and, in space, raises the debate on the formation of teachers. Before many geographies and the plurality of slums, this research sought based on the Humanist Geography hear children from their drawings to know how they perceive the social meanings of the slums. |
Palabras clave : | Favela Ensino de geografia Aprendizagem espacial Cultura contemporânea Lugar Slums Teaching geography Spatial learning Contemporary culture Place |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2813 |
Fecha de publicación : | 14-may-2010 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.