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dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Wenceslao Machado de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791538P0pt_BR
dc.creatorDias, Juliana Maddalena Trifilio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504386J2pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T16:01:11Z-
dc.date.available2016-10-11-
dc.date.available2016-10-11T16:01:11Z-
dc.date.issued2010-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2813-
dc.description.abstractThe issue of slums has been addressed in the teaching of geography as an area of absences, especially in urban infrastructure. There is a silencing of the plurality present between the spaces and places for its residents, just in a discipline that arises in the search for a critical look at the individual development. However, the school does not know how to setup exclusive mediation in the construction of the concept of slum students. In this sense, if in contemporary culture there are many ways to weave their learning of the subject space, why not investigate how children perceive and conceive the idea of slum? Listening to the students to understand what media their experiences with the slum area provides a reflection on a theme that is called the all-in town, on TV, in conversations, and, in space, raises the debate on the formation of teachers. Before many geographies and the plurality of slums, this research sought based on the Humanist Geography hear children from their drawings to know how they perceive the social meanings of the slums.pt_BR
dc.description.resumoA temática da favela tem sido abordada no ensino de Geografia como um espaço de ausências, principalmente, de infraestrutura urbana. Existe um silenciamento da pluralidade presente entre os espaços e lugares de seus moradores, justamente, em uma disciplina que se coloca na busca por um olhar crítico na formação do cidadão. Todavia, o saber escolar não se configura como exclusiva mediação na construção da noção de favela pelos alunos. Neste sentido, se na cultura contemporânea são inúmeros os modos do sujeito tecer sua aprendizagem espacial, por que não investigar como as crianças percebem e concebem a ideia de favela? Ouvir os alunos para compreender aquilo que media suas experiências com o espaço favela proporciona uma reflexão acerca de uma temática que está posta a todos- na cidade, na TV, nas conversas- e, de modo espacial, suscita o debate em torno da formação de professores. Diante de muitas geografias e da pluralidade das favelas, esta pesquisa procurou com base na Geografia Humanista ouvir crianças a partir de seus desenhos para conhecer como esses atores sociais percebem os sentidos das favelas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFavelapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectAprendizagem espacialpt_BR
dc.subjectCultura contemporâneapt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectSlumspt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSpatial learningpt_BR
dc.subjectContemporary culturept_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrianças e favelas : percepções, mediações e sentidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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