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dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcellos, Maria Helena Falcão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorAlmeida, Marcos Adriano de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T11:50:48Z-
dc.date.available2016-10-24-
dc.date.available2016-12-15T11:50:48Z-
dc.date.issued2010-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2929-
dc.description.abstractBased on the reflections of Foucault and others, knowledge and power within the school offers thought about the relationships within the school. In this study the body was chosen as a research subject to be considered the element permeated by knowledge and power, the scene of fights, disputes, differences, but also the space of possible resistance and ethics. In this process, we used dates provided by history to discuss how the discourses, practices and techniques built the idea of body prevalent in recent centuries. With the main objective of analyzing how the body becomes the target of constant attacks of knowledge and power in school, we chose a poststructuralist theoretical line to questioning some situations that have occurred in municipal schools at Juiz de Fora city, Minas Gerais, Brazil. More than finding answers, this study seeks to raise questions that can point the way to enable other ways of looking at this universe as challenging, choosing new perspectives.pt_BR
dc.description.resumoSaberes e poderes no espaço escolar propõe, a partir das reflexões de Foucault e outros autores, pensar as relações estabelecidas na escola. Como objeto de pesquisa, foi escolhido o corpo, elemento perpassado por saberes e poderes, cenário de lutas, disputas, diferenças, mas também espaço do impossível, de resistência e de ética. Nesse processo, buscou-se, utilizando dados oferecidos pela história, discutir como os discursos, práticas e técnicas construíram a ideia de corpo predominante nos últimos séculos. Na problematização de alguns relatórios de situações ocorridas nas escolas municipais de Juiz de Fora, com objetivo principal de analisar como o corpo se torna alvo de constantes investidas de saberes e poderes na escola, optou-se por adotar a linha teórica pós-estruturalista, compreendendo esse corpo-resistência como um corpo menor. Mais do que encontrar respostas, este trabalho procurou levantar perguntas capazes, ainda que sutilmente, de apontar caminhos, possibilitar outras formas de olhar para esse universo tão desafiador, elegendo, portanto, novas perspectivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectPerspectiva pós-estruturalistapt_BR
dc.subjectPower relationshipspt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectDisciplinept_BR
dc.subjectEndurancept_BR
dc.subjectPost-structuralist perspectivept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSaberes e poderes no espaço escolar: o corpo como focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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