https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2929
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcosadrianodealmeida.pdf | 581.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferrari, Anderson | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Cláudia Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Clareto, Sônia Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vasconcellos, Maria Helena Falcão | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Marcos Adriano de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-12-15T11:50:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-24 | - |
dc.date.available | 2016-12-15T11:50:48Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2929 | - |
dc.description.abstract | Based on the reflections of Foucault and others, knowledge and power within the school offers thought about the relationships within the school. In this study the body was chosen as a research subject to be considered the element permeated by knowledge and power, the scene of fights, disputes, differences, but also the space of possible resistance and ethics. In this process, we used dates provided by history to discuss how the discourses, practices and techniques built the idea of body prevalent in recent centuries. With the main objective of analyzing how the body becomes the target of constant attacks of knowledge and power in school, we chose a poststructuralist theoretical line to questioning some situations that have occurred in municipal schools at Juiz de Fora city, Minas Gerais, Brazil. More than finding answers, this study seeks to raise questions that can point the way to enable other ways of looking at this universe as challenging, choosing new perspectives. | pt_BR |
dc.description.resumo | Saberes e poderes no espaço escolar propõe, a partir das reflexões de Foucault e outros autores, pensar as relações estabelecidas na escola. Como objeto de pesquisa, foi escolhido o corpo, elemento perpassado por saberes e poderes, cenário de lutas, disputas, diferenças, mas também espaço do impossível, de resistência e de ética. Nesse processo, buscou-se, utilizando dados oferecidos pela história, discutir como os discursos, práticas e técnicas construíram a ideia de corpo predominante nos últimos séculos. Na problematização de alguns relatórios de situações ocorridas nas escolas municipais de Juiz de Fora, com objetivo principal de analisar como o corpo se torna alvo de constantes investidas de saberes e poderes na escola, optou-se por adotar a linha teórica pós-estruturalista, compreendendo esse corpo-resistência como um corpo menor. Mais do que encontrar respostas, este trabalho procurou levantar perguntas capazes, ainda que sutilmente, de apontar caminhos, possibilitar outras formas de olhar para esse universo tão desafiador, elegendo, portanto, novas perspectivas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva pós-estruturalista | pt_BR |
dc.subject | Power relationships | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Discipline | pt_BR |
dc.subject | Endurance | pt_BR |
dc.subject | Post-structuralist perspective | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Saberes e poderes no espaço escolar: o corpo como foco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.