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dc.contributor.advisor1Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Terezinha Maria Scher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294D4pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Geysa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784736Z0pt_BR
dc.creatorVieira, Denise Adélia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4472518P3pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T13:18:10Z-
dc.date.available2016-10-31-
dc.date.available2016-12-15T13:18:10Z-
dc.date.issued2004-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2981-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyse the proletarian theme in the Brazilian literature, suggesting the following chronological cut: from the socialism and anrchism of the belle époque to the communism of the period between the First and Second Wars. To do so, the three chapters of the dissertation explit since the first readings of Marxist doctrine in Brazil, passing through anarchist literature until the production of proletarian literature. The work registers the references from Machado de Assis and Euclides da Cunha until Marx. It also tells the anarchist trajectory of Lima Barreto and his support to the Russian Revolution of 1917.The work discusses the relationship of the intellectuals with Communism since the year of 1922 until the 30's. Finally, the proletarian novel is emphasised through three works: O Gororoba (1931) by Lauro Palhano, Cacau (1933) by Jorge Amado, Parque Industrial (1933) by Patrícia Galvão. It was the goal rescue the proletarian thematic among us, since it was forgoteen by the canon.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação procura analisar a temática proletária nas letras brasileiras, propondo o seguinte recorte cronológico e temático: do socialismo e anarquismo da Belle Époque, ao comunismo do entre-guerras. Para tanto, os três capítulos da dissertação exploram desde as primeiras leituras da doutrina marxista no Brasil, passando pela literatura anarquista, até a produção dos romances proletários. O trabalho registra as referências de Machado de Assis e Euclides da Cunha a Marx. Conta também a trajetória anarquista de Lima Barreto e seu apoio à Revolução Russa de 1917, além de discutir a relação dos intelectuais com o comunismo desde o ano de 1922 até a década de 30. Finalmente, destaca o romance proletário através de três obras: O Gororoba (1931), de Lauro Palhano, Cacau (1933), de Jorge Amado, Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão. Objetivou-se, dessa maneira, resgatar, entre nós, a temática proletária, esquecida à margem pelo cânone.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocialismopt_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectProletariadopt_BR
dc.subjectObras literáriaspt_BR
dc.subjectSocialismpt_BR
dc.subjectAnarchismpt_BR
dc.subjectMarxist doctrinept_BR
dc.subjectProletariatpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA literatura, a foice e o martelopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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