https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/303
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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hernanyluiztafuriferreirajunior.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Abre-te, cérebro!” As multifaces da poética de Arnaldo Antunes |
Autor(es): | Ferreira Júnior, Hernany Luiz Tafuri |
Primeiro Orientador: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Membro da banca: | Furtado, Fernando Fábio Fiorese |
Membro da banca: | Defilippo, Juliana Gervason |
Membro da banca: | Cruz, Adélcio de Sousa |
Membro da banca: | Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida |
Resumo: | Experimentação: palavra que melhor resume a escrita de Arnaldo Antunes. O poeta figura no cenário artístico brasileiro como um autor de multifaces: cantor, compositor, artista plástico, poeta. Por acreditarmos que suas produções possuam importante relevância no cenário literário contemporâneo, com sua escrita conservando traços que a vinculam a movimentos de Vanguarda e Pós-vanguarda, nossa pesquisa tem como proposta o mapeamento das possíveis influências que aproximam a poética do autor a algumas características percebidas desde o Modernismo brasileiro, passando por sua relação com a Poesia Concreta, pelo Tropicalismo e pela Poesia Marginal, não tencionando classificá-lo como epígono daqueles movimentos. Através de análises de poemas extraídos de seus três primeiros livros – Psia, Tudos e As coisas –, tentaremos mostrar, além de tais aspectos, como o autor conjuga peculiaridades de suas artes, o uso de novas tecnologias visando uma poesia cuja intervenção do leitor se faz necessária, atingindo um resultado ludicamente multifacetado. |
Abstract: | Experimentation: word that best sums up the writing of Arnaldo Antunes. The poet figures in the Brazilian art scene as a multifaceted author: singer, songwriter, artist, poet. Since we believe his productions have important relevance in the contemporary literary scene, while his writing conserves features which link that one to the Vanguard and Post-Vanguard movements, our research purposes to map the possible influences which draw close the author's poetry to some characteristics seen from the Brazilian Modernism on, passing through its relationship with the Concrete Poetry, through Tropicalismo and Marginal Poetry. Nevertheless, we do not intend to classify him as a disciple of those movements. By analyzing poems extracted from his first three books - Psia, Tudos and As coisas - we will try to show, in addition to such aspects, how the author combines peculiarities of his arts, the use of new technologies aiming a poetry where the reader must intervene, reaching a playfully multifaceted result. |
Palavras-chave: | Poesia brasileira Arnaldo Antunes Pluralidade Brazilian poetry Arnaldo Antunes Plurality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/303 |
Data do documento: | 29-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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