Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3166
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bernardmartonimansurcorreadacosta.pdf11.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Sobre riscos, rostos e ratos: um olhar à visualidade em Maus, de Art Spiegelman
Autor(es): Costa, Bernard Martoni Mansur Corrêa da
Primeiro Orientador: Ribeiro, Gilvan Procópio
Membro da banca: Rodrigues, Afonso Celso Carvalho
Membro da banca: Silva, Anderson Pires da
Resumo: Este trabalho se debruça sobre a história em quadrinhos Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman, buscando com esse olhar entender o código imagético adotado pelo autor na construção narrativa de seu romance gráfico. Partindo de questões mais amplas, como o histórico desse meio narrativo e sua linguagem, a presente análise contextualiza a obra dentro do universo das comics para, em seguida, aprofundar-se nas especificidades de sua construção narrativa, em particular as escolhas visuais adotadas por Spiegelman. Em uma tentativa de ampliar as possibilidades interpretativas da obra, aplicamos o conceito benjaminiano de alegoria como chave para o entendimento da representação dos judeus como ratos e seu processo de construção. Desse modo, espera-se compreender um pouco mais sobre a peculiar linguagem dos quadrinhos, em particular os recursos e processos narrativos presentes em Maus.
Abstract: This essay focuses on the comic strip Maus, a survivor’s tale, by Art Spiegelman, through this scope we seek to understand the image code adopted by the author in the narrative construction of his graphic novel. Starting from broader issues, such as the history of this narrative medium and its language, this analysis contextualizes Maus within the universe of comics. After that, delves into the specifics of their narrative construction, specially the visual choices adopted by Spiegelman. In an attempt to expand the interpretive possibilities of the book, we applied Walter Benjamin’s concept of allegory as a way to understand the representation of Jews as mice and its construction process. Thus, it is expected to understand a little more about the peculiar language of comics, specially the resources and narratives processes presented in Maus.
Palavras-chave: Maus
Histórias em quadrinhos
Literatura
Alegoria
Shoah
Maus
Comic strips
Literature
Allegory
Shoah
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3166
Data do documento: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.