https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luizrogeriodepaulajunior.pdf | 562.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé |
Autor(es): | Paula Júnior, Luiz Rogério de |
Primeiro Orientador: | Faria, Alexandre Graça |
Membro da banca: | Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de |
Membro da banca: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas canções de Tom Zé a partir das quais se pretende mostrar de que forma o compositor brasileiro representa e interpreta a identidade nacional. Em função da amplitude e da complexidade desse tema, fez-se necessário um estudo prévio dos conceitos de nação e identidade, partindo das análises de Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. No que tange à identidade brasileira, cujos estudos também são vastos e complexos, privilegiam-se neste trabalho as figuras do Homem Cordial e do Bestializado, fundamentadas por Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectivamente, além da obra do sociólogo Richard Sennett, que debate as relações entre as esferas pública e privada, fundamentais para a leitura crítica aqui desenvolvida. Por fim, busca-se mostrar como a leitura de Tom Zé acerca do Brasil e do brasileiro, presente em suas canções, dialoga com a teoria já existente sobre o assunto ao mesmo tempo em que a ultrapassa, revelando uma leitura própria do Brasil. |
Abstract: | This paper´s goal is to analyze some Tom Zé´s songs from which it is intended to show in what way the Brazilian composer represents and interprets the national identity. Due to this theme´s amplitude and complexity, it is necessary a previous study of nation and identity from the analysis of Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. As for the Brazilian identity, whose studies are also vast and complex, the Cordial and Bestial Man´s figures are privileged in this paper, they are grounded by Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectively, besides the sociologist Richard Sennett´s work that debates the relations between public and private spheres, fundamental for the critical reading developed here. Lastly, it is searched to show how Tom Zé´s reading about Brazil and Brazilians, present in his songs, dialogs with the existing theory about the subject at the same time that surpasses it, revealing an own reading of Brazil. |
Palavras-chave: | Tom Zé Identidade Nação Brasil Homem cordial Bestializado Tom Zé Identity Nation Brazil Cordial man Bestial |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167 |
Data do documento: | 30-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.