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dc.contributor.advisor1Dreher, Luís Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766247H2pt_BR
dc.contributor.referee1Camerino, Luciano Caldas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700648H9pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Jose Mauricio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798313E8pt_BR
dc.creatorAmorim, Adriana Monferrari-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737721U2pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-03T12:05:27Z-
dc.date.available2017-02-02-
dc.date.available2017-02-03T12:05:27Z-
dc.date.issued2007-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3191-
dc.description.abstractLa Philosophie Positive d’Auguste Comte est un cas atypique en l’histoire de la philosophie et en l’histoire de la religion au Occident, parce que place au sommet de leur developpement philosophique la fondation de la Religion de l’Humanité, et au sommet de leur escale encyclopédique des sciences l’institution d’une science morale. L’étude de l’histoire lui avait montré l’influence du pouvoir spirituel sur le ensemble social, et que la complexité de l’étude des phénomènes sociaux augmente à mesure que ils se présentent, respectivement, dans leur forme physique, intellectuelle et moral. Leurs efforts pour reconstruire une discipline spirituelle l’avait conduit a fonder une science social qui prèsuppose une forme de la religion. Cet étude vise reprendre la signification de la religion dans le positivisme d’Auguste Comte sous la perspective de la philosophie de la religion. À travers de la pensée comteènne il essaye de restituer le facteur de la continuité parmi leurs ouvrages: Cours de Philosophie Positive, Systeme de Politique Positive et Catéchisme Positiviste.pt_BR
dc.description.resumoA Filosofia Positiva de Auguste Comte é um caso atípico na história da filosofia e na história das religiões tradicionais do ocidente, por colocar no ápice de seu desenvolvimento filosófico a fundação da Religião da Humanidade, e no ápice de sua escala enciclopédica das ciências a instituição de uma ciência moral. O estudo da história havia lhe mostrado a influência do poder espiritual sobre o todo social, e que a complexidade do estudo dos fenômenos sociais aumenta na medida em que eles apresentam-se, respectivamente, em sua forma física, intelectual e moral. Seus esforços para reconstruir uma disciplina espiritual o conduziram a fundar uma ciência social que pressupõe uma forma de religião. Este estudo visa retomar o significado da religião no positivismo de Auguste Comte sob a perspectiva da Filosofia da Religião. Através do pensamento comteano busca-se restituir o fator de continuidade entre as suas obras: Curso de Filosofia Positiva, Sistema de Política Positiva e Catecismo Positivista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuguste Comtept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO projeto de uma ciência moral: a religião em Auguste Comtept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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