Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3254
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandojosesoares.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Louza Junior, Nelson Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732912Y6pt_BR
dc.contributor.referee1França, Willian Versolati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713822H6pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira Neto, Sandra Imaculada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702812E7pt_BR
dc.creatorSoares, Fernando José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:08:40Z-
dc.date.available2017-01-09-
dc.date.available2017-02-07T14:08:40Z-
dc.date.issued2016-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3254-
dc.description.abstractThis work, a proposal for learning is presented on matematics financial in basic education. It works in the financial world situations where student will have to deal with making family economic decisions, whether in its present or in a near future. The objective of this work is to encourage the student to learn more pleasurable and real through financial mathematics, present in their daily lives. The student when exposed to situations of the financial world, such as: financing and amortization, financial investments, interest rates, loans and inflation; you will be interested in learning and practice learning contents. The simulation of certain situations in the financial world become the most significant and enjoyable learning. At the end of this work, it is expected that the student will be able to exercise their citizenship in a more conscious way, as the acquisition of financial decisions.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, é apresentado uma proposta para a aprendizagem sobre a matemática financeira na educação básica. Ela trabalha situações do mundo financeiro com as quais o aluno terá de lidar nas tomadas de decisões econômicas familiares; seja no seu presente ou em um futuro próximo. O objetivo desse trabalho é estimular o aluno para o aprendizado maisprazerosoerealpormeiodamatemáticafinanceira,presenteemseucotidiano. Oaluno quando exposto às situações do mundo financeiro, como: financiamentos e amortizações, aplicaçõesfinanceiras,taxasdejuros,empréstimoseinflação;ficaráinteressadoemaprender e a praticar os conteúdos escolares. A simulação de algumas situações do mundo financeiro tornará o aprendizado mais significativo e prazeroso. Ao final desse trabalho, espera-se que o aluno esteja capacitado para exercer sua cidadania de maneira mais consciente, quanto às tomadas de decisões financeiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectJurospt_BR
dc.subjectSistema de amortizaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMath Financialpt_BR
dc.subjectInterestpt_BR
dc.subjectDepreciation Systempt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma proposta de atividades para o ensino da matemática financeira na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.