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dc.contributor.advisor1Lino, Sônia Cristina da Fonseca Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786420D6pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780136A6pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, André Nunes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799009U1pt_BR
dc.creatorOliveira, Cristiane de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750979Y1pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:15:57Z-
dc.date.available2017-02-07-
dc.date.available2017-02-07T14:15:57Z-
dc.date.issued2006-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3267-
dc.description.abstractRio de Janeiro was the first Brazilian city to undergo a comprehensive urban reform, as early as the first years of the 20th century (1903-1906). This was not only a structural and architectural reform but also ideological and cultural. It aimed to transform the city and to involve it in a larger framework of modernization, adding to its attractiveness at a moment of high demand for european investments, technicians and immigrants. Bearing this context in mind, the core of this dissertation lies in the analysis of the idea of city the proposers of the urban reform wanted to see realized. The materials employed for the aforesaid analysis were the official documents produced for the undertaking and those chronicles of Paulo Barreto – best known as João do Rio – published in the Gazeta de Notícias’ Cinematógrapho column from 1907 to 1910.pt_BR
dc.description.resumoO Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a passar por uma ampla reforma urbana, ainda nos primeiros anos do século XX (1903-1906). Esta reforma, que operou de maneira estrutural e arquitetônica, mas também ideológica, visava transformar a cidade num centro atrativo através da sua inserção num quadro maior de modernização em um momento de intensa demanda por capitais, técnicos e imigrantes europeus. Tendo em vista esse contexto, a questão central dessa dissertação é a análise da idéia de cidade que se quis implantar por seus idealizadores, através da análise de documentos oficiais produzidos para tal empreitada e a partir desta, a idéia de cidade e automaticamente da reforma, que se perpetuou nas crônicas de Paulo Barreto, também conhecido pelo seu pseudônimo mais famoso de João do Rio, através da análise de sua coluna Cinematógrapho, publicada na Gazeta de Notícias entre os anos de 1907 e 1910.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectReforma urbanapt_BR
dc.subjectBelle époquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleNas entrelinhas da cidade: a reforma urbana do Rio de Janeiro no início do século XX e sua imagem na literatura de Paulo Barretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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