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dc.contributor.advisor1Dreher, Luís Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766247H2pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Acylene Maria Cabral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782552U1pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Glória Maria Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Adriana Andrade de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778196E8pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-15T13:28:06Z-
dc.date.available2017-02-14-
dc.date.available2017-02-15T13:28:06Z-
dc.date.issued2007-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3341-
dc.description.abstractTo talk about not-know is to go directly to the notion of ground of the soul, in Eckhart. This work consists in a report of the way of the soul to its ground, a way that conducts to beyond the image, beyond the Trinity; a way that itself is a return to the Godhead. It’s in this ground that happens the last union of the soul with God, and, simultaneously, the God’s birth. For Eckhart, all the meaning of this birth depends on it happens in each one of us: “Saint Agostinho ask: What is this generation worth for, if it’s not happening to me? Everything depends, then, if it happens to me.” (S57). According to the author, the knowledge about Got cannot be separated from the experience. Knowing God is also live him. It was the situation in which Marta was, or the not-know. Marta is simply being in time, according to the interiority. This way, Eckhart lives the similarity of two aspects; the Lesemeister, teacher, a bible reader; and the Lebemeister,the master of life, that knows God and also learns how to live. What means that in every Knowing – a knowing human yet – would be the beginning of a realization still more elevated that is understood like a divine not- know.pt_BR
dc.description.resumoFalar do não-saber, em Eckhart, é remeter-se diretamente à noção de fundo da alma. Este trabalho consiste num relato do caminho da alma ao seu fundo, caminho cujo caminhar traduz um ir além da imagem, além da Trindade; caminho que é ele mesmo um retorno à Deidade. É nesse fundo que se dá a união última da alma com o divino e, simultaneamente, o nascimento de Deus. Para Eckhart todo o sentido desse nascimento depende de ele acontecer em cada um de nós: “Santo Agostinho pergunta: o que me adianta que esta geração esteja acontecendo, se não acontece em mim? Tudo depende, pois, de ela acontecer em mim.” (S.57). Segundo o autor, o conhecimento de Deus não se separa da vivência: conhecer Deus é também e, indissociavelmente, vivê-lo. Essa era a situação na qual se encontrava a cara Marta ou o não-saber: Marta simplesmente está sendo no tempo, ao modo e envio da interioridade. Nesse sentido, Eckhart vive a similaridade de dois aspectos: o Lesemeister, professor, leitor das escrituras; e o Lebemeister, o mestre da vida que, em conhecendo Deus, aprende também a vivê-lo. O que significa dizer que, em todo saber – ainda humano – estaria a aurora de uma realização ainda mais elevada compreendida como um não-saber que é divino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEckhartpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleSobre o não-saber ou a experiência da liberdade em Mestre Eckhartpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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