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dc.contributor.advisor1Tavares, Fátima Regina Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782613P4pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Faustino Luiz Couto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795795T5pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Paulo Gabriel Hilu da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723466H5pt_BR
dc.creatorSena, Edmar Avelar de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731122A9pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-15T13:29:25Z-
dc.date.available2017-02-14-
dc.date.available2017-02-15T13:29:25Z-
dc.date.issued2007-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3344-
dc.description.abstractThis dissertation loocked for to approach the transformation occurred in Muslim community in Minas Gerais. The Muslim Beneficent Society of Minas Gerais (SBM), was founded in 1961 by Syrian and Lebanese families that since before the half of the last century acted in the trade of de city. The initial objective of the group was to preserve habits and custom, as well as the history and the identity. In 1989 the fundamental stone for construction of the Mosque of Belo Horizonte was established and in 1991 it was ended. Now the group is composed by immigrants and their descendants, for Muslim foreigners that live in Brazil and for mineiros without Muslim origin that convert to the islam. The movement of conversions lets to glimpse changes in the composition of the group, factor that also justifies this study. Thus, Muslim community from Minas Gerais is maintaining discreet relationship with the local society, no wadays, the community is growing though it is constituting itself with new configuration.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação procurou abordar as transformações ocorridas na Comunidade muçulmana de Minas Gerais. A Sociedade Beneficente Muçulmana de Minas Gerais (SBM), foi fundada em 1961 por famílias sírias e libanesas que desde antes da metade do século passado atuavam no comércio da cidade. O objetivo inicial deste grupo era preservar hábitos e costumes, assim como a história e a identidade. Em 1989 foi colocada a pedra fundamental da construção da Mesquita de Belo Horizonte e em 1991 a mesma foi concluída. Atualmente o grupo é composto por imigrantes e seus descendentes, por estrangeiros muçulmanos que moram no Brasil e por mineiros sem ascendência muçulmana que se converteram ao islã. Esse movimento de conversões deixa vislumbrar mudanças na composição do grupo, fator que também justifica este estudo. Assim, a comunidade muçulmana de Minas Gerais vem mantendo discreta relação com a sociedade local. Entretanto, esta comunidade vem crescendo e, ultimamente, está se constituindo com nova configuração.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectConversãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleIslã e modernidade: um estudo sobre a comunidade muçulmana em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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