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dc.contributor.advisor1Barbosa, Wilmar do Valle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787663E3pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728176E3pt_BR
dc.contributor.referee2Misse, Michel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796214P3pt_BR
dc.creatorLima, Karine Valente-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133581H6pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-20T18:00:33Z-
dc.date.available2017-02-17-
dc.date.available2017-02-20T18:00:33Z-
dc.date.issued2008-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3375-
dc.description.abstractIn the present work we analyse the concept of civil religion in the formularization that Jean-Jacques Rousseau gave to it and, also in the contemporary reading effected by the american sociologist Robert Bellah, where we look for to verify the influence of Rousseau´s original conception in the adaptation of the concept to the american reality carried through by the sociologist. In the article Civil Religion in America Bellah defends the idea that has in the United States a religious dimension that developed itself in the political sphere, printing a sacred character to this domain of the public life and consisting in fact as a ethical-politician speech. We verify, in such a way, the construction of a species of “commitment ethics” with public good – and we suggest that this idea was already present in the formularization of Rousseau – as well as its permanence in the american context until the end of the 1960's. We also search to point the inherent contradictions to the concept of civil religion and analyse some hypotheses related to its loss of effectiveness as an unifying element of the public speech in the american context.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho analisamos o conceito de religião civil na formulação que lhe deu Jean-Jacques Rousseau e, também na releitura contemporânea efetuada pelo sociólogo norte-americano Robert Bellah, onde procuramos verificar a influência da concepção original rousseauniana na adaptação do conceito à realidade norte-americana realizada pelo sociólogo. No artigo Civil Religion in America Bellah defende a idéia de que há nos Estados Unidos uma dimensão religiosa que se desenvolveu na esfera política, imprimindo um caráter sagrado a este domínio da vida pública e constituindo-se de fato como um discurso ético-político. Verificamaos, desta forma, a construção de uma espécie de “ética do compromisso” com o bem público – e sugerimos que esta idéia já estava presente na elaboração de Rousseau – bem como sua permanência no contexto norte-americano até o final da década de 1960. Também buscamos apontar as contradições inerentes ao próprio conceito de religião civil e analisamos algumas hipóteses relacionadas à sua perda de eficácia como um elemento unificador do discurso público no contexto norte-americano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDever políticopt_BR
dc.subjectReligião civilpt_BR
dc.subjectSacralizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA sacralização do dever político: um estudo sobre o conceito de religião civilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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