https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3391
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandapiresalvarengafernandes.pdf | 6.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Ponto de partida, um país em cena: análise das relações entre o musical e o discurso de identidade no teatro brasileiro |
Autor(es): | Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga |
Orientador: | Faria, Alexandre Graça |
Miembros Examinadores: | Barros, José Márcio Pinto de Moura |
Miembros Examinadores: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Miembros Examinadores: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Miembros Examinadores: | Rocha, Enilce do Carmo Albergaria |
Resumo: | Este trabalho busca analisar aspectos culturais e identitários presentes na produção do Grupo de Teatro Ponto de Partida em suas relações com a cultura brasileira contemporânea. Criada com o expresso objetivo de dinamizar a produção artística da cidade do interior onde surgiu, a companhia lida com diversas tensões entre o local, o regional e o global, cujas articulações foram se transformando ao longo de seus trinta anos de existência. Investigamos, principalmente, o posicionamento do grupo frente às transformações na cultura nacional, as relações entre diferentes estratos culturais (eruditos, populares e massivos) e a utilização do recurso musical como tentativa de estabelecer uma linguagem que comunique ao brasileiro suas próprias questões. Além disso, pretendemos mostrar como se dá o uso de outros recursos da cultura angariados pelo grupo na tentativa de representação da identidade local e nacional. |
Resumen : | Ce travail veut analyser des aspectes culturels et d‟identité présents à la production du Groupe de Théatre Ponto de Partida dans ses relations avec la culture brésilien contemporaine. Crée avec l‟objectif expressé de dinamizer la production artistique de la ville d‟origine, la compagnie ménage plusieurs tensions entre le local, le régional et le global, dont les articulation se sont transformées au cours de ses trinte ans d‟existence. On recherce, surtout la position du groupe face auxs transformations dans la culture nacionale, les rélations entre les diférents extraits culturels (érudits, populaires et massives) et l‟utilization de la ressource musical comme tentative d‟établir un langage qui comunique au brésilien ses propres questions. On veut aussi montrer comment sont utilisés d‟autres ressources de la culture collectées par le groupe pour répresenter l‟identité locale e nacionale. |
Palabras clave : | Identidade Teatro Música Identité Théâtre Musique |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3391 |
Fecha de publicación : | 14-may-2009 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.