Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3391
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandapiresalvarengafernandes.pdf6.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, José Márcio Pinto de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774851A1pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Edimilson de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766243Z6pt_BR
dc.contributor.referee3Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294J6pt_BR
dc.contributor.referee4Rocha, Enilce do Carmo Albergaria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799864J7pt_BR
dc.creatorFernandes, Fernanda Pires Alvarenga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261782D6pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-20T18:15:30Z-
dc.date.available2017-02-20-
dc.date.available2017-02-20T18:15:30Z-
dc.date.issued2009-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3391-
dc.description.abstractCe travail veut analyser des aspectes culturels et d‟identité présents à la production du Groupe de Théatre Ponto de Partida dans ses relations avec la culture brésilien contemporaine. Crée avec l‟objectif expressé de dinamizer la production artistique de la ville d‟origine, la compagnie ménage plusieurs tensions entre le local, le régional et le global, dont les articulation se sont transformées au cours de ses trinte ans d‟existence. On recherce, surtout la position du groupe face auxs transformations dans la culture nacionale, les rélations entre les diférents extraits culturels (érudits, populaires et massives) et l‟utilization de la ressource musical comme tentative d‟établir un langage qui comunique au brésilien ses propres questions. On veut aussi montrer comment sont utilisés d‟autres ressources de la culture collectées par le groupe pour répresenter l‟identité locale e nacionale.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar aspectos culturais e identitários presentes na produção do Grupo de Teatro Ponto de Partida em suas relações com a cultura brasileira contemporânea. Criada com o expresso objetivo de dinamizar a produção artística da cidade do interior onde surgiu, a companhia lida com diversas tensões entre o local, o regional e o global, cujas articulações foram se transformando ao longo de seus trinta anos de existência. Investigamos, principalmente, o posicionamento do grupo frente às transformações na cultura nacional, as relações entre diferentes estratos culturais (eruditos, populares e massivos) e a utilização do recurso musical como tentativa de estabelecer uma linguagem que comunique ao brasileiro suas próprias questões. Além disso, pretendemos mostrar como se dá o uso de outros recursos da cultura angariados pelo grupo na tentativa de representação da identidade local e nacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectIdentitépt_BR
dc.subjectThéâtrept_BR
dc.subjectMusiquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titlePonto de partida, um país em cena: análise das relações entre o musical e o discurso de identidade no teatro brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.