https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3395
File | Description | Size | Format | |
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marcelladangelaalcarazferreira.pdf | 569.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Zágari, Mário Roberto Lobuglio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783563U9 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Nilza Barrozo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763669D8 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Sonia Bittencourt | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767835Y5 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, Margareth de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728041U9 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Marcella D’Ângela Alcaraz | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739928J5 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-20T19:49:59Z | - |
dc.date.available | 2017-02-20 | - |
dc.date.available | 2017-02-20T19:49:59Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3395 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso indeterminado do pronome de segunda pessoa você, em função de sujeito, num contexto institucional sala de aula, num tipo de atividade determinada, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da cidade de Além Paraíba. Neste trabalho, mostra-se o caminho percorrido pelo pronome Vossa Mercê, utilizado como forma cerimoniosa, até sua evolução para o você, hoje, popularizado na fala dos brasileiros. Na atividade aula, busca-se evidenciar os fatores condicionantes para o uso indeterminado, bastante significativo, desse pronome na fala tanto de professores quanto de alunos. A análise evidenciou que o uso indeterminado do pronome você deve-se a quatro fatores a saber: (i) interpretação figurada que os pronomes de segunda pessoa costumam ter, chamada metáfora de pessoa; (ii) fuga à forma egocêntrica eu, quando o emissor escapa da forma subjetiva e passa a ser o próprio referente; (iii) referente assume a forma coletiva para algo de caráter particular, demostrando situações vivenciadas e experienciadas ; (iv) fuga, na fala espontânea, do pronome se. Com isso, evidencia-se, mais uma vez, que a língua é um organismo vivo, sujeito a variabilidade e que dispõe de recursos expressivos que os falantes se valem para chegar aos objetivos a serem alcançados por meio do uso da linguagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Uso do pronome | pt_BR |
dc.subject | Pronome pessoal | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.title | O uso indeterminado do pronome você, na fala de professores e alunos universitários: uma abordagem sociolingüística | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguística (Dissertações) |
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