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dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Luiza Scher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794291P6pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Rita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorCoelho, Gislene Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-20T19:51:39Z-
dc.date.available2017-02-20-
dc.date.available2017-02-20T19:51:39Z-
dc.date.issued2007-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3398-
dc.description.abstractThis dissertation develops its questions from two works from Nélida Píñon: the novel Tebas do meu coração (1974) and the critical work Presumível coração da América (2002). The author turns to the (neo)baroque resources in order to disconstruct the conventional world representation and to widen the meaning of the work. According to our reading, the (neo)baroque discourse can be utilized as a way to reflect (about) the mestiza formation of Latin America, raising and discussing questions that involve its history, its memory and its identity. We still work with the utopia idea, because we read in the work the tentative of elaboration of a utopian project, which debates the old utopian-civilizing project, based on the alterity domination and repression. From theoretical categories, like utopias, counter-utopia, no-place and heterotopia, we establish a counterpoint to the European Utopia. We utilize the heterotopia as a valid notion to Latin America because it is based on new concepts like decentrality, negotiation and openness, which discuss old paradigms. The paper also reflects about the complex relation between Literature and subalternity and about the inclusive exercise of (neo)baroque literature that represents the subaltern as alterity and presents the mestiza reason as a way to think and produce literature and theory.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação desenvolve suas questões a partir de duas obras de Nélida Píñon: o romance Tebas do meu coração (1974) e a obra crítica Presumível coração da América (2002). A autora recorre aos recursos do (neo)barroco de modo a desconstruir a representação convencional do mundo e ampliar o sentido da obra. Segundo nossa leitura, o discurso (neo)barroco pode ser utilizado como uma forma de refletir (sobre) a formação mestiça da América Latina, levantando e problematizando questões que envolvem sua história, sua memória e sua identidade. Trabalhamos ainda com a idéia da utopia, pois lemos na obra a tentativa de elaboração de um projeto utópico, que põe em xeque o antigo projeto utópico-civilizatório europeu, baseado na dominação e repressão da alteridade. A partir de categorias teóricas, como utopias, contra-utopias, não-lugar e heterotopia, estabelecemos um contraponto à Utopia européia. Utilizamos a heterotopia como uma noção válida para a América Latina por se basear em novos conceitos como descentramento, negociação e abertura, os quais discutem antigos paradigmas. O trabalho reflete também sobre a complexa relação entre Literatura e subalternidade e sobre o exercício inclusivo da literatura (neo)barroca que representa o subalterno como alteridade e apresenta a razão mestiça como uma forma de pensar e produzir literatura e teoria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeobarrocopt_BR
dc.subjectMestiçagempt_BR
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectHeterotopiapt_BR
dc.subjectNeobarocopt_BR
dc.subjectMestizajept_BR
dc.subjectSubalternitypt_BR
dc.subjectNegotiationpt_BR
dc.subjectHeterotopiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO neobarroco em Tebas do meu coração, de Nélida Piñon: uma forma de representar a América mestiçapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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