Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3457
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liviacristinapereiradesouza.pdf984.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Neusa Salim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706200T5pt_BR
dc.contributor.referee1Frade, Isabel Cristina Alves da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767454D3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.creatorSouza, Lívia Cristina Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247589T4pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T11:54:58Z-
dc.date.available2017-02-22-
dc.date.available2017-02-23T11:54:58Z-
dc.date.issued2008-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3457-
dc.description.abstractThe main of this study is a linguistic practice conventionalized as an oral institutional gender – the lesson. Our purpose awakes the way how the student (a) conceptualizes this scholastic scene, what are his effective practices and (c) what is the normatization idealized for this scene. For so much, our investigation deals with these actors’ speech, collected by means of a written task (questionary) in a specific scene – a public school from the interior – Minas Gerais. Because of the students saying, also their linguistic statements which are present in their speeches, we propose to investigate their role in the classroom. Our premise, sustained by sociocognivism paradigm, points out that language is a powerful instrument in the process of how people conceive, categorize and live social, cultural and interacional experiences. In analytic exercise from the speech, our theorical and fundamental support is Cognitive Linguistic, based on Lakoff”s works (1987, 1999) Process of categorization and conceptualization; Fillmore (1977; 1982a; 1982b, 2003) Semantic of frames; Tomasello’s Evolucionist Antropology (2003). Our fundamental aim is to understand an educational question, that is the necessity of an interpretation of the speech considering people’s behavior and their awakening, as speakers users of interactional linguistic with human necessities and ethics and moral values. Our conclusions affirm that although there is a contradiction between the speech and students’ reality in class, what counts is a non-naturalization of negative practices, about the conflict between students and teachers. In spite of this contradiction, it’s necessary a systematic education of the orality in class, in order to construct a ethic-citizen.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto uma prática lingüística convencionalizada como um gênero institucional de oralidade – a aula. Nossa agenda consiste na tarefa de desvelar como o aluno – (a) conceptualiza essa cena escolar, (b) quais suas práticas efetivas e (c) qual a normatização idealizada para esta cena. Para tanto, nossa investigação tem como foco o discurso destes atores, coletado mediante instrumento escrito (questionário) em um cenário específico – uma escola pública do interior de Minas Gerais. Assim, é através do DIZER dos alunos, de seus enunciados lingüísticos presentes em seus discursos que nos propomos a investigar seus papéis dentro da sala de aula. Nossa premissa, sustentada pelo paradigma sociocognitivista, é de que a linguagem é um guia poderoso no processo de busca de desvelamento da forma como os sujeitos concebem, categorizam e vivem experiências sociais, culturais e interacionais. No exercício analítico do discurso, nosso aporte teórico fundamental é a Lingüística Cognitiva, ancorado nos trabalhos de Lakoff (1987, 1999) Processos de categorização e conceptualização; Fillmore (1977, 1982a, 1982b, 2003) Semântica de frames; Hebert H. Clark (1996) A linguagem como forma de ação conjunta, além dos estudos em Antropologia Evolucionista de Tomasello (2003). Nosso propósito fundamental é compreender uma questão educacional; daí a necessidade de uma interpretação dos dados discursivos com vistas ao desvelamento de comportamentos dos sujeitos, enquanto falantes, usuários de práticas lingüísticas interacionais, mas também enquanto sujeitos com necessidades humanas, valores éticos e morais. Nossas conclusões afirmam que, embora haja uma grande contradição entre o discurso sobre as práticas e as reais práticas discentes em sala de aula, o que há é uma não-naturalização das práticas negativas, do conflito existente entre alunos e professores. Frente à tal contradição, faz-se necessária, pois, uma educação sistemática da oralidade nas salas de aula, objetivando a construção de uma ética-cidadã.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação da oralidadept_BR
dc.subjectCrise ético-moralpt_BR
dc.subjectPráticas discentes e docentespt_BR
dc.subjectFrame conceptualpt_BR
dc.subjectOrality educationpt_BR
dc.subjectMoral-ethical crisispt_BR
dc.subjectTeacher and student practicespt_BR
dc.subjectConceptual framept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleConceptualização e ação: um retrato discente da sala de aula. Uma abordagem sociocognitivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.