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dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Kasper, Kátia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785481A2pt_BR
dc.contributor.referee2Fontes, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Karla Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.creatorRibeiro, Marcos Vinicius Amaral-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281696H0pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T13:23:37Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-23T13:23:37Z-
dc.date.issued2011-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3467-
dc.description.abstractThis work intends to set up approaches between dance and Deleuze and Guattari’s nomad philosophy to produce an experimentation in which body and learning notions gain performance meanings allowing us to personify, in this writing, a narrativity poltitics that is passed over by dance, the dancing teacher, the dancing students...restless writing, characterized to displace the body-form to a device that unfold into other ones. Mobilized by a cartographic investigation that pass through a workshop and a school dances, these questions allow a lot of discussions about the notions of body, art and learning, trying think the body-creation notion to talk of another subject constitution front the operation of a factual device. This subject “falls on the dance round” and experiencing the improvisations and the inventive imitations, make the round and make itself on the round, performing and perform itself. The subject “falls on the dance class” tracing escape lines that leak from the form of the offered content to the collective flow, allowing the constitutions of another existence way before to the learning problem. The improvisation on the round and the school dance help to open wide the body-form, openning space to the collective-body thought as a device to discuss education as a processivity. Through of the improvisation game and joke on the round, a refined attention process pervades the dancing-bodies to the collective of the forces that surrounds the forms of the dance workshop. However, the school dance and its respective classes appear in a reseach as a procedural field that allows us the collective body update that makes reverberate on the consolidated forms of this territory a kind of learning where “dance” the apprentice ballerina, Igor and the dancing-teacher. It is created a words choreography focusing the force lines and the affections that compound the body event on its molecular condition, arranging some resonances between dance and learning.pt_BR
dc.description.resumoEstabelecendo vizinhanças entre a dança e a filosofia nômade de Deleuze e Guattari, o presente estudo propõe-se a produzir uma experimentação em que as noções de corpo e aprendizagem conquistam sentidos de performance e que nos permitem encarnar, nesta escrita, uma política de narratividade que é atravessada pela a dança, o dançante-professor, os dançantes-alunos. As questões aqui apontadas, mobilizadas por uma investigação cartográfica que perpassa uma oficina de dança e uma escola de dança, abrem discussões acerca das noções de corpo, arte e aprendizagem, procurando pensar a noção de corpocriação para falar de uma constituição outra do sujeito a partir do funcionamento de um dispositivo concreto. O sujeito “cai na roda da dança” e vivenciando as improvisações e as imitações inventivas, produz a roda e se produz na roda, performando e performando-se. O sujeito “cai na aula de dança” traçando linhas de fuga que vazam da forma do conteúdo oferecido para um fluxo coletivo, permitindo assim, a constituição de um modo de existir outro diante da problemática do aprender. A improvisação na roda e a escola de dança como momentos investigativos de campo, ajudam a escancarar o corpo, abrindo espaço para a constituição de um corpo-coletivo, pensado como um elemento potente para se discutir a educação como processualidade. Trata-se de um estudo que foca um caso específico: acompanha um garoto de 14 anos de idade que, a despeito dos investimentos familiares e dos supostos investimentos da escola, não está alfabetizado e que, através do dispositivo da roda e da escola de dança, cria conexões outras com o aprender. O encontro com este garoto se deu em uma oficina de dança em uma ONG que acolhe crianças e adolescentes com diferentes características, entre elas, supostas dificuldades de aprendizagem escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCorpo-criação: ressonâncias entre dança e a aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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