Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3468
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thomazspartacusmartinsfonseca.pdf967.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier Filha, Constantina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700951A6pt_BR
dc.contributor.referee2Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.creatorFonseca, Thomaz Spartacus Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248507Y4pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T14:32:31Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-23T14:32:31Z-
dc.date.issued2011-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3468-
dc.description.abstractBased on reflections of Michel Foucault, assuming the perspective Post-estructured in order to search more questions and notes the supposed truths and, guided by gender studies, masculinities, male and female teachers formation, instructorship and identities of authors such as Guacira Lopes Louro, Stuart Hall, Tomaz Tadeu Da Silva, Jorge Larrosa, Marília Pinto Carvalho, Elizabete Franco Cruz, Joan Scott, Sandra Corazza and Anderson Ferrari, among others; tried-knowing which the discuros and representations of gender and masculinity arise in the school from the presence of male teachers the initial years, and how these speeches contribute to their subjectivation. The dissertation presents analyzes undertaken from narratives Comings of two male teachers in the initial years, as well as managers and teachers who work directly with these teachers in the initial years of Fundamental Education. The focus were the speeches, the representations and gender relations that form when male teachers are present in the Initial Years of Basic Education, segment of domain almost exclusively feminine. Believing that the language is responsible, in part, for the constitution of individuals, and that these are influenced by it, demand-is bringing afloat Issues that make these speeches problematic, representations and gender relations bringing to debate areas such as the training of teachers, the care, the feminization of teaching, the disciplinary power, the constructions of identities and masculinities.pt_BR
dc.description.resumoEmbasado nas reflexões de Michel Foucault, assumindo a perspectiva pós-estruturalista de forma a buscar mais questionamentos e apontamentos do que pretensas verdades, norteado pelos estudos sobre gênero, masculinidades, formação de professores, docência e identidades de autores como Guacira Lopes Louro, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Jorge Larrosa, Marília Pinto Carvalho, Elizabete Franco Cruz, Joan Scott, Sandra Corazza e Anderson Ferrari, entre outros; buscou-se conhecer quais os discuros e reperesentações de gênero e masculinidade surgem na escola a partir da presença do professor homem dos anos iniciais, e de que forma estes discuros contribuem para sua subjetivação. A dissertação apresenta as analises empreendidas a partir das narrativas de dois professores homens dos anos iniciais, bem como de gestoras e professoras que atuam diretamente com estes professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco foram os discursos, as representações e as relações de gênero que se constituem quando há a presença de professores homens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segmento de domínio quase exclusivamente feminino. Acreditando que a linguagem é responsável, em parte, pela constituição dos sujeitos e que estes são subjetivados por ela, procura-se trazer à tona questões que problematizem estes discursos, representações e relações de gênero trazendo para debate campos como a formação de professores/as, o cuidar, a feminização do magistério, o poder disciplinar, as construções de identidades e das masculinidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleQuem é o professor homem dos anos iniciais? Discursos, representações e relações de gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.