Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3476
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandamauramarcianodasilva.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação de jovens e adultos e inventividade do espaço escolar: caminhada por memórias, produções de subjetividades e representações espaciais
Autor(es): Silva, Fernanda Maura Marciano da
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis
Membro da banca: Detoni, Adlai Ralph
Membro da banca: Anastácio, Maria Queiroga
Resumo: A presente pesquisa busca compreender das relações sócio-culturais que constituem a vivência do espaço escolar em um curso de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é refletir acerca de como o aluno, jovem ou adulto, vivencia, compreende e produz significados para o espaço escolar. Para tanto, utilizo uma metodologia de cunho qualitativo e o recurso de mapas narrativos, que constituem uma abordagem etnográfica de apreensão das experiências cotidianas dos sujeitos. A questão "espaço/espacialidade”, bem como a constituição da Educação de Jovens e Adultos, são abordados na discussão do espaço escolar vivenciado pelos sujeitos. A análise apresentada é de cunho fundamentalmente interpretativo, tecida através de três temáticas co-constitutivas, em uma reflexão acerca: 1) das memórias e de como estas são produzidas, ao mesmo tempo, que são produtos das interpretações, representações e vivências espaciais. 2) do espaço escolar como espaço de produção de subjetividades e de auto-formação. 3) de como as representações espaciais contemplam as experiências e vivencialidades impressas na prática cotidiana do espaço.
Abstract: This research intends understanding of the social-relationships that makes the living school space in a education course for youngs and adults. The objective is the reflection about how the young and adult pupil, lives, understand and produce meanings for the school space. For that was used the qualitative methodology and the resource of the narrative maps that if constitute in a boarding of apprehension of the daily experiences of the citizens. The question about space, as well as the constitution of the young Education of and adult is boarded in the quarrel concerning the pertaining to school space lived deeply by the citizens. Thematic the presented analysis is of matrix basically reflection and weaved through three co-constituent ones, in reflection about: 1) of the memories and of as such products of the interpretations are produced and at the same time, space representations and experiences;2)of the pertaining to school space as space of production of subjectivity and auto-formation;3) of as the space representations they contemplate the experiences and lived experiences printed in the daily experience of the space.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Memórias
Produção de subjetividade
Representação espacial
Young education of and adult
Memories
Production of subjectivity
Space representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3476
Data do documento: 30-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.